Apidep inicia ciclo de palestras para defensores

A Associação Piauiense dos Defensores Públicos (APIDEP) irá promover atividades acadêmicas na Escola Superior da Defensoria do Piauí (Esdepi) ao longo dos próximos meses. Dando início às atividades, a Apidep realizou a abertura do “Ciclo de Palestras” nesta quinta-feira (1). O ciclo contou com palestra do defensor paulista, Caio Paiva, além de homenagens aos defensores atuantes no Estado.

O ciclo de palestras iniciou na quinta-feira (1).
O ciclo de palestras iniciou na quinta-feira (1).

Na abertura do evento os defensores Armano Carvalho Barbosa, Humberto Brito Rodrigues e João Batista Viana do Lago Neto, presidente da APIDEP, receberem placas comemorativas pelos 10 anos de atuação na Defensoria Pública do Estado do Piauí. Na oportunidade, o presidente agradeceu a homenagem.

 “Temos também colegas que estão há 30 anos na carreira. Mas, eu venho agradecer e também dizer que é uma grande satisfação fazer parte da Defensoria Pública do Piauí. A atividade da Defensoria em si é algo lindo e é quase uma poesia eterna. E quero que todos se sintam homenageados, porque eu não faço essa Defensoria só. São todos vocês juntos que ajudam a construir”, declarou.

Defensores foram homenageados.
Defensores foram homenageados.

Com o tema “Reinventando os discursos de liberdade: efetividade e credibilidade da defesa técnica”, o defensor público Caio Paiva, que é autor de livros e de artigos jurídicos, afirmou que é a primeira vez que vinha ao Estado para conhecer de perto a atuação da Defensoria Estadual. “Falei sobre as diversas questões sobre a atuação da Defensoria Pública na área penal, onde ressaltei como deixar a defensoria mais técnica e mais efetiva. É um assunto que tem diversas opiniões, há quem acredite que a defensoria está em crise no momento, mas é essa reflexão que fiz junto aos defensores”, disse Paiva.

img_9007
O palestrante Caio Paiva.

Na sexta-feira (2), a defensora pública do Rio de Janeiro e Mediadora de Conflitos, Larissa Ellias Guimarães, abordará o tema “Solução consensual de conflitos e Defensoria Pública”, a partir das 8h, na Esdepi.