População em situação de rua recebe atendimentos gratuitos em Teresina

A ação promovida pela Associação Piauiense das Defensoras e Defensores Públicos (APIDEP) prestou diversos serviços

A Associação Piauiense das Defensoras e Defensores Públicos (APIDEP) realizou, nesta segunda-feira (19), um mutirão de atendimentos gratuitos para a população em situação de rua no Centro POP, próximo ao ginásio Verdão, em Teresina. O evento fez parte da mobilização nacional promovida pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.

Ao todo, foram realizados 156 atendimentos pelas 10 instituições parceiras no mutirão. O presidente da APIDEP, defensor público Jeiko Leal, destacou a importância da ação: “O mutirão realizado pela APIDEP faz parte da força-tarefa conjunta da ANADEP em sua campanha nacional, que busca trazer visibilidade para essa população. A data também é emblemática porque relembra o Massacre da Sé, que aconteceu na Praça da Sé, em São Paulo, e que reforça esse olhar para essa população que se encontra em situação de extrema vulnerabilidade. Conseguimos realizar mais de 150 atendimentos que variaram desde atendimento jurídico até a atualização das vacinas”, pontuou.

Entre os parceiros que participaram da ação estavam o CAPS-AD, a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), o Projeto Consultório na Rua, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) por meio da Coordenação de Doenças Transmissíveis, a Secretaria Estadual das Mulheres por meio da Coordenação da Saúde da Mulher, a Defensoria Pública da União, o Instituto de Identificação, a Defensoria Pública Estadual, o TRE-PI e o Instituto Casa Pão. As atividades foram realizadas das 8h às 14h.

Alciele Vieira, moradora de rua e mãe de três filhos, aproveitou a oportunidade e expressou sua satisfação com a iniciativa: “A ação está muito boa. É ótimo vocês virem e trazerem algo diferente para que nós possamos fazer e isso nos deixa alegres, além de ocupar a nossa mente. Hoje está sendo muito bom para todos nós”, reforçou.

Para a defensora pública geral, Carla Yáscar, o mutirão foi uma ação de cidadania: “É muito importante nós chamarmos a atenção para esse público, que é, muitas vezes, invisibilizado e é vítima de tantas situações de vulnerabilidade. As Defensorias se unem e, particularmente aqui no Piauí, estamos realizando uma ação grandiosa, muito relevante, coordenada pela APIDEP, juntamente com mais 10 parceiros, oferecendo serviços que vão desde o atendimento jurídico até cuidados de saúde, visando proporcionar um dia de cidadania para as pessoas em situação de rua”, destacou Carla.