A Defensoria Pública do Estado do Piauí está integrando até a próxima sexta-feira (28), a Jornada da Justiça Itinerante que acontece no Campus Clóvis Moura, na Universidade Estadual do Piauí, bairro Dirceu Arcoverde. Nesta terça-feira os trabalhos foram coordenador pelo defensor público Fabrício Márcio de Castro Araújo.
Como nas demais edições da Jornada, a Defensoria participa com atendimento e orientações sobre reconhecimento de paternidade, serviços de retificação de registro civil de nascimento, suprimento de óbito, divórcio consensual, homologação de acordo de pensão alimentícia, restauração de assento de nascimento, reconhecimento e dissolução de união estável, entre outros considerados ações de natureza consensual.
“A Defensoria Pública Itinerante tem como missão constitucional levar o acesso à Justiça para todas as pessoas em qualquer bairro, em qualquer local, uma vez que muitos dos nossos assistidos não têm sequer as condições necessárias e suficientes para se deslocarem até o Defensor Público. Portanto a Defensoria vai ao encontro dos assistidos, dos hipossuficientes, justamente para resolver as demandas que são natureza da Itinerante, como divórcio, pensão alimentícia, retificação de registro público.É com alegria que hoje nos encontramos no bairro Dirceu e que venham os próximos bairros, para que a Defensoria Pública possa exercer o seu papel e realizar uma boa missão”, disse o defensor Fabrício Márcio Araújo, durante o atendimento no Dirceu Arcoverde.
A Defensoria Itinerante tem a direção do defensor público Afonso Lima da Cruz Júnior e a coordenação da defensora pública Paula Batista da Silva, tendo ainda em seus quadros os defensores públicos Arilson Pereira Malaquias, na 1ª Defensoria Pública Itinerante e Francisco Cardoso Jales, na 2ª Defensoria Pública Itinerante.
A Jornada da Justiça Itinerante é realizada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, em conjunto com a Defensoria Pública e várias outras Instituições parceiras.