O Defensor Público Dr. Gérson Henrique Silva Sousa, Diretor das Defensorias Regionais, representou a Defensora Pública Geral, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, em reunião realizada nesta quarta-feira, dia 18 de outubro, no prédio sede da Procuradoria Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí. O objetivo foi discutir a implementação de projeto voltado para a promoção da paz no trânsito e defesa da vida.
A iniciativa consiste na disponibilização de uma estrutura itinerante, por meio de caravanas para, em uma primeira fase, promover a sensibilização e mobilização da sociedade, produzindo diagnósticos situacionais dos municípios, visando subsidiar ações voltadas para a redução das mazelas sociais decorrentes da violência no trânsito.
A reunião teve a finalidade de fortalecer parcerias visando a execução conjunta do trabalho, que trará benefícios para toda a sociedade. A Caravana pela Paz no Trânsito e em Defesa da Vida deve iniciar no município de Picos, no dia 08 do próximo mês de novembro.
Além da Defensoria Pública, participaram representantes do Ministério Público, Superintendência de Transportes e Trânsito, Companhia de Trânsito da Polícia Militar do Piauí, Detran, Polícia Rodoviária Federal e Bombeiros.
“Essa foi uma primeira reunião para traçarmos as estratégias da caravana e a forma de como cada instituição poderá contribuir para formação de uma cultura de paz no trânsito. No que toca à Defensoria Pública, deixamos a Instituição à disposição do projeto para ajudar principalmente na parte de educação em direitos, a qual é uma das funções precípuas da Defensoria Pública. Assim, podemos participar nas palestras de conscientização da população picoense e da região a respeito da importância de observâncias das regras de convivência harmoniosa no trânsito, bem como transmitindo à população informações acerca das principais infrações de trânsito observadas nos processos em que atuamos, bem assim no esclarecimento do procedimento a ser seguido para acionar o seguro DPVAT. Estamos esperançosos de que a caravana poderá ser muito útil para formar essa cultura de paz no trânsito, especificamente porque previstas ações dentro das escolas de ensino fundamental e médio”, afirma Dr. Gérson Henrique Sousa.
Fonte: DPE-PI