A Defensoria Itinerante da DPE-PI foi uma das instituições participantes da 11ª edição do Prêmio Piauí de Inclusão Social, iniciativa do Sistema Meio Norte de Comunicação que tem por objetivo descobrir e dar divulgação a projetos responsáveis por desenvolver ações positivas, estimulando a geração de emprego e renda e mudando a realidade de uma significativa parcela da população piauiense.
A Defensoria Itinerante foi agraciada com o certificado de participação, o que demonstrou o reconhecimento da Instituição como uma das provedoras da Inclusão Social através do atendimento prestado em todo o Piauí, atendendo pessoas em situação de vulnerabilidade de forma dinâmica e eficaz.
O Diretor da Defensoria Itinerante, Defensor Público Dr. Afonso Lima da Cruz Júnior, afirma que só a indicação ao Prêmio já é uma prova de que a Defensoria Itinerante tem sido um diferencial para a população. “A indicação ao Prêmio de Inclusão Social foi muito importante para toda a nossa equipe da Defensoria Itinerante. É o reconhecimento do nosso trabalho, que já vem sendo desenvolvido ao longo de 10 anos, desde a época da direção do Dr. Marcelo Pierot, na gestão anterior da Dra. Norma Lavenère e está prosseguindo agora com a gestão da Dra. Hildeth Evangelista. É um trabalho para atender a população carente. Sendo assim, a questão da inclusão social é um dos nosso objetivos primordiais, justamente para resgatar e dar a dignidade da pessoa humana prevista constitucionalmente, então, muito embora nós não tenhamos sido os agraciados com o troféu do Prêmio, só a indicação já foi uma vitória. Foram vários participantes e a Defensoria Itinerante foi selecionada entre eles. Isso nos estimula a desenvolver cada vez mais o nosso trabalho, voltado a crescer nos anos posteriores para aumentar a capacidade de atendimento à população do Piauí. E agora, com esse incremento da nossa autonomia, conseguida atualmente pela Defensora Geral, Dra. Hildeth Evangelista, a gente espera crescer cada vez mais para atender a população carente do Piauí como um todo”, afirma Dr. Afonso Jr.
A Coordenadora da Defensoria Itinerante, Defensora Pública Dra. Paula Batista da Silva, também fala da satisfação em participar do Prêmio Piauí de Inclusão Social. “ Ser indicado a uma premiação é sempre motivo de muita alegria, é motivo para celebrar, é o reconhecimento do trabalho realizado e, sobretudo, a certeza de que estamos caminhando no sentido correto. Aqui, estamos falando de uma indicação especial, de uma premiação nobre que visa a inclusão social, o “Prêmio Piauí de Inclusão Social – O Campeonato do Bem”, e , desde já, agradecemos a todos os responsáveis por tão honrosa indicação. Quando se trata de uma premiação sobre inclusão social, não existem perdedores. Existem sim, apenas vencedores, instituições que propagam a esperança e objetivam a realização de sonhos. E nome da Defensoria Itinerante, agradecemos tão nobre indicação e esperamos sempre sermos associados, lembrados como um órgão que objetiva a inclusão, que promove o bem e a não discriminação”, ressalta Dra. Paula Batista.
A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, também destacou a indicação ao Prêmio. “Muito nos estimula sermos convidados a participar de uma premiação que vem se destacando dentro do Piauí por sua seriedade. Ter a Defensoria Pública, através da Defensoria Itinerante, entre os integrantes do Prêmio Piauí de Inclusão Social nos mostra que estamos no caminho certo, muito embora ainda enfrentando dificuldades para prestar nosso atendimento em todo o Estado, o que temos conseguido fazer através do compromisso dos nossos Defensores Públicos. Esperamos contar com sempre com esse reconhecimento, que nada mais é que o reflexo da ação da Defensoria Pública dentro de sua missão constitucional de promover o amplo acesso à Justiça para a população piauiense”, afirma Dra. Hildeth Evangelista.
Fonte: DPE/PI