Núcleos Especializados da Defensoria Pública realizaram mais de 25 mil atendimentos em 2015

Em 2015, os Núcleos Especializados da Defensoria Pública do Estado do Piauí realizaram mais de 25 mil atendimentos além de petições, manifestações processuais e audiências judiciais. O número de atendimentos cresceu dez por cento se comparado com o rendimento da DPE-PI no ano anterior, em 2014.

Segundo Dr. Alessandro Andrade Spíndola, Diretor de Núcleos Especializados da DPE-PI e Titular da 1ª Defensoria Pública do Consumidor, o crescimento no número de atendimentos atendeu as expectativas da Defensoria Pública do Piauí. “O número de atendimentos, realizados em 2015, superou os números do ano anterior e atendeu a nossa expectativa de crescer pelo menos dez por cento a cada novo ano. O aumento é um reflexo da melhoria no atendimento prestado aos assistidos, através da otimização do trabalho e da melhoria na estrutura da Defensoria Pública do Piauí”, destacou Dr. Alessandro Spíndola.

O relatório estatístico das atividades de 2015, disponível no site da DPE-PI, é uma compilação dos relatórios mensais enviados pelos Defensores Públicos à Diretoria de Núcleos durante todo o ano. Essa prática é realizada pela Diretoria de Núcleos da Defensoria Pública do Piauí desde 2013, quando Dr. Alessandro Spíndola foi nomeado Diretor dos Núcleos Especializados de Teresina, e atende a premissa da transparência das atividades desenvolvidas pela Instituição.

“O relatório traz dados e números bem específicos quanto aos atendimentos, petições e audiências realizadas pelos Defensores Públicos. Através do relatório é possível apontar que a Defensoria Pública do Piauí realizou, por exemplo, 2058 peças iniciais, 839 atendimentos psicossociais, 624 audiências extrajudiciais e 639 atendimentos gerais em 2015. Dessa forma contribuímos para transparência do que é realizado na DPE-PI”, enfatiza Dr. Alessandro Spíndola.

Para o Diretor de Núcleos Especializados, Dr. Alessandro Spíndola, é importante que todos os Defensores Públicos enviem seus relatórios mensalmente à Diretoria para que esta dê transparência das atividades no site da Defensoria Pública. “É importante que esses relatórios estejam sempre atualizados para que, além da transparência das atividades, também tenhamos uma ideia da satisfação dos trabalhos realizados e ainda um panorama fiel da realidade da Defensoria Pública do Piauí enquanto Instituição. Os números servem, entre tantas coisas, para que se observe aqueles Núcleos onde há mais necessidade de atenção e, portanto, um investimento maior de pessoal e equipamentos que proporcione melhoria nas atividades desenvolvidas”, ressalta Dr. Alessandro Spíndola.

Fazem parte do relatório estatístico das atividades de 2015, os relatórios mensais das quatro Defensorias Públicas da Infância e da Juventude, três Defensorias Públicas do Consumidor, nove Defensorias Públicas dos Juizados Especiais, dois Núcleos do Idoso, um Núcleo dos Direitos Humanos, um Núcleo da Saúde e sete Defensorias Públicas de Defesa da Mulher, sendo três em Teresina, uma na comarca de Parnaíba, uma em Campo Maior, uma em Picos e uma em Floriano.

 

Fonte: DPE/PI