As Defensoras Públicas Sheila de Andrade Ferreira e Rosa Mendes Viana Formiga participaram nos últimos dias 8 e 9 deste mês de junho do X Congresso do Mercosul de Direito de Família e Sucessões, evento realizado pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família – Seção do Rio Grande do Sul (IBDFAM/RS), instituição político-cientifica sem fins lucrativos, que busca consolidar seus objetivos debatendo e promovendo a efetivação de um novo ambiente jurídico no Mercosul, adequado às necessidades e à realidade da sociedade contemporânea. O evento foi realizado no Hotel Serra Azul, na cidade de Gramado (RS).
O Congresso foi destinado a Defensores Públicos, Advogados, Desembargadores, Juízes, Procuradores, Promotores, Psicanalistas, Psicólogos, Assistentes Sociais, Psiquiatras, Professores, Estudantes e profissionais de outras áreas do conhecimento.
A Conferência de abertura: “Novos paradigmas em família e sucessões” foi ministrada pelo Advogado e Diretor Nacional do IBDFAM, Rolf Madaleno. Também foram debatidos durante o evento os temas “Protagonismo infantil no direito de família”, “Guarda compartilhada coativa: uma solução possível?”, Multiparentalidade e Procedimentos extrajudiciais em família e sucessões, entre outros. Durante o Congresso aconteceram ainda Workshops e Painéis com temas pertinentes.
“Trata-se de um evento prestigiado pela comunidade jurídica familiarista, que traz temas atuais e polêmicos, que privilegiam o afeto, a multiparentalidade, constelação familiar e outros desafios dos novos modelos de famílias em constante transformação, que almejam proteção judicial. Foi enriquecedor, dinâmico e o primeiro Congresso de Direito das Famílias e Sucessões que permitiu interação virtual da plateia através de aplicativos no momento em que as palestras aconteciam.”, afirma Sheila Andrade, que é Vice-Presidente do IBDFAM-PI.
“Certamente foi um dos melhores Congressos organizados pelo IBDFAM. Além da variedade dos temas, na área de família e sucessões, com destaque para a abordagem bastante atualizada sob o ponto de vista doutrinário e jurisprundencial, tais como multiparentalidade, alienação parental, estatuto da pessoa com deficiência, guarda compartilhada, adoção, sucessão da companheira, direito real de habitação, cisgêneros e transgêneros, intersecções do direito de família e direito penal, tivemos forte uso da tecnologia a serviço do evento, como mesas interativas, sorteios virtuais de vários livros e apresentação de vídeos de alta qualidade. Destaco, igualmente, durante a realização do congresso, a discussão por profissionais de alto nível, inclusive de outras áreas, das técnicas extrajudiciais para gestão de conflitos, como constelação familiar e direito sistêmico, além da participação de palestrantes de renomes que transcenderam de modo inovador e tocante os aspectos jurídicos, como Lya Luft e Andréa Pachá. Oportunidade valiosa de enriquecimento profissional e engrandecimento pessoal, a participação neste Congresso”, ressalta Rosa Viana.
Fonte: DPE-PI