Sessão Solene do Conselho Superior conclui Semana Nacional da Defensoria com entrega de Medalhas à pessoas que se dedicam à causa da Instituição

A emoção marcou a entrega de Medalhas do Mérito Defensorial às pessoas que realizam relevantes serviços, tanto no âmbito da Defensoria Pública como em relação ao público assistido pela Instituição, durante  Sessão Solene do Conselho Superior, ocorrida na manhã desta sexta-feira (19), marcando o encerramento da Semana Nacional da Defensoria Pública, que neste ano é voltada para a pessoa com deficiência.

A Sessão Solene, conduzida pela Presidenta do Conselho Superior e Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, foi realizada no Auditório Esperança Garcia, no edifício-sede da Defensoria Pública em Teresina.

Receberam a medalha do Mérito Defensorial na Categoria Profissional os (as) Defensores (as)Públicos (as), Francisco de Jesus Barbosa, Corregedor-Geral da Defensoria; Dárcio Rufino de Holanda, titular da 1ª Defensoria Pública do Tribunal do Júri; e Lia Medeiros do Carmo Ivo, Coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar da DPE-PI. Também receberam a Medalha  o servidor Eduardo Oliveira Castro, que é coordenador do Plantão Defensorial; Lívio César de Carvalho Maia, que integra os quadros da Defensoria Itinerante, e Roberta Mayra da Silveira Ponte, assessora jurídica da 5ª Defensoria Criminal.

Na categoria Honorífica a Medalha foi concedida à Superintendente da Igualdade Racial e Povos Originários do Governo do Estado do Piauí, Maria Assunção de Sousa Aguiar; à promotora de Justiça  Joselisse Nunes de Carvalho Costa; à assistente social do Hospital Areolino de Abreu, Francisca Maria Soares; e  in memoriam, à professora Maria Sueli Rodrigues de Sousa, representada por sua filha, Lorena Rodrigues de Sousa Silva.

As pessoas homenageadas foram unânimes em destacar em suas falas a emoção do momento, assim como o papel  que a Defensoria Pública tem desempenhado em suas trajetórias profissionais e de vida, além do senso de direitos humanos inerente a cada pessoa que integra a Instituição. “A Defensoria Pública não só é meu perfil profissional,  mas faz parte de quem eu sou”, disse Lia Medeiros, ao destacar seu trabalho junto ao Núcleo de Defesa da Mulher. “Entrego essa medalha a todas as pessoas que foram vítimas de exploração, por conta das hierarquias e das opressões naturalizadas desse país”, destacou o Defensor Público Dárcio Rufino de Holanda em um discurso emocionante.  “Hoje, todos nós que fazemos esta Instituição estamos de parabéns”, resumiu Eduardo Castro ao destacar os serviços desempenhados na Defensoria. “Somente a Defensoria Pública detém com exclusividade a função de defender juridicamente e  de orientar,  em todos os graus, os necessitados”, acrescentou o Corregedor-Geral da DPE-PI, Francisco de Jesus Barbosa.

As homenageadas Francisca Maria Soares e Assunção Aguiar, também destacaram a relevância da Defensoria Pública. “A Defensoria dentro do Hospital Areolino de Abreu é um motivo de grande alegria, que compartilhamos”, falou a assistente social Francisca Soares, ao se referir às ações do Projeto Mente Cidadã desenvolvidas junto aos internos do Hospital e seus familiares. “É com muita alegria que nesta manhã estou aqui. Essa medalha,  que neste momento recebo,  é pensando no tamanho do valor da Defensoria. Vocês são muito importantes para as pessoas que não tem voz nem vez nas comunidades”, destacou a superintendente da Igualdade Racial e Povos Originários do Governo do Estado do Piauí, Assunção Aguiar.

O Presidente da Associação Piauiense de Defensoras e Defensores Públicos, Jeiko Leal Melo Hohmann Britto, falou sobre o momento solene, bem como conclamou a todas as Defensoras e a todos os Defensores trabalharem cada vez mais pelo fortalecimento da Instituição. Na oportunidade, o Presidente da Apidep, que é parceira da Gestão na realização da Semana Nacional,  homenageou o Defensor Público Erisvaldo Marques dos Reis que foi Defensor Público Geral pelos biênios 2019/2021 e 2021/2023. “Conclamamos aqui a sobriedade deste nosso dileto colega, para que possamos reconstruir laços de algo em conjunto nessa Casa, nessa Instituição, que só tem e só merece crescer apesar de todas as dificuldades no seu caminho”, disse.

A Presidenta do Conselho Superior e Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior, ressaltou o momento, voltado também para comemorar o Dia da Defensoria Pública, que transcorre em 19 de maio. “É um enorme prazer para nós, que integramos a Defensoria Pública, estarmos aqui nesta manhã.  Hoje é dia da Defensora, do Defensor e da Defensoria Pública, de todas nós e de todos nós que fazemos a Defensoria. Externo aqui minha homenagem, reconhecimento e abraço às mais de 700 pessoas que compõem a Defensoria Pública do Estado do Piauí e, como já tão simbolizado aqui nas manifestações das homenageadas e dos homenageados, constroem uma Instituição constitucionalmente voltada para a defesa e promoção dos direitos humanos com tanto afinco,  compromisso e dedicação. Registro o meu agradecimento a todas e todos pelo trabalho abnegado, comprometido com a Defensoria, com nossas assistidas e com nossos assistidos. Parabenizo a todos e todas que foram agraciados. Foi uma solenidade especial, com falas especiais, cada uma refletindo a essência da Defensoria, e que hoje tiveram seu mérito reconhecido pelo Conselho Superior, e por todos nós que fazemos a Defensoria Pública do Piauí”, afirmou.

 

FONTE: DP-PI