Defensoria Pública promove palestra sobre utilização de evidências para desenvolvimento de políticas públicas

Com o tema “Como Usar Evidências para Gerar Valor Público no Contexto da Defensoria”, foi realizada na tarde desta sexta-feira (05), na Defensoria Pública do Estado do Piauí, palestra ministrada por Gabriela Lacerda, Gerente Executiva do Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para a África Lusófona e o Brasil, sediado na Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O evento, promovido pela Escola Superior da Defensoria Pública do Piauí (Esdepi), aconteceu no Auditório Esperança Garcia, situado no edifício-sede da Defensoria Pública, em Teresina.

Voltada para Defensoras e Defensores Públicos, servidoras e servidores, estagiárias e estagiários da Instituição, a palestra contou com transmissão simultânea através da plataforma Zoom.

Na ocasião foram apresentados mecanismos e ferramentas que poderão ser utilizados durante o processo de pesquisa, produção e implementação de programas, projetos e políticas públicas, com base na utilização de evidências adequadas, como forma de incorporar na rotina, visando assim compreender as práticas e buscar melhores soluções para as demandas existentes.

Em sua fala, Gabriela Lacerda destacou a importância em se trazer a temática da utilização de evidências para o desenvolvimento de políticas públicas, como pontuou: “Quando a gente fala de política pública formada por evidência, nada mais é do que todas as decisões que eu tomo, utilizando um conjunto de informações robustas que me ajudem a tomar as melhores decisões. Então, a promoção de uma política pública formada por evidência nada mais é do que usar esse conjunto de informações para que a gente possa atingir o efeito que a gente espera, ao menor custo possível. Ou seja, como é que a gente aumenta a chance da política ser desenhada e implementada da forma mais apropriada dentro do contexto possível”, explicou.

A Diretora da Escola Superior da Defensoria (Esdepi), Sheila de Andrade Ferreira, falou sobre a palestra. “É uma imensa satisfação iniciar de maneira tão rica esse mês da Defensoria, recebendo ensinamentos que só têm a engrandecer cada uma e cada um de nós em prol da nossa Instituição.”, afirmou.

A Defensora Pública Geral do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, destacou a relevância em tratar sobre a temática abordada. “Foi uma tarde muito enriquecedora para todas e todos nós que participamos, tanto presencialmente como virtualmente. Quero fazer um agradecimento especial à Gabriela Lacerda que veio dividir conosco seus conhecimentos. Para a Defensoria são muito importantes momentos como esse, que nos qualificam para cada vez mais desenvolvermos políticas públicas que efetivamente levem a ações que resultem em ganhos para a nossa atividade fim, que é a defesa dos direitos de nossos assistidos e assistidas, de forma comprometida e proativa”, disse.