O Dia da Defensora e Defensor Público comemorado em 19 de maio, pela primeira vez, em 12 anos, terá suas atividades realizadas no formato virtual, em virtude do isolamento provocado pela pandemia do novo coronavírus. Para celebrar a data, a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e a Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil (ENADEP) promoverão durante todo o mês ações da campanha “Maio Verde”, que nessa edição traz como destaque a realização do webnário “Defensoras e Defensores Públicos não param”, que acontecerá de 18 a 22 desse mês, a partir das 19h. O seminário on-line será transmitido ao vivo através da página do Instagram da ANADEP (anadepbrasil), Facebook e no canal oficial da ANADEP no Youtube.
Além do webnário, ao longo de todo o mês, a ANADEP terá atividades especiais nas redes sociais, como lives com parlamentares, diálogo com imprensa, bem como a publicação de artigos e entrevistas em rádios e jornais.
E iniciando oficialmente as atividades do “Maio Verde”, a ANADEP promoveu nesta quinta-feira (07), uma live com o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, o deputado Helder Salomão (PT/ES), e com a deputada Margarete Coelho (PP-PI). O bate-papo virtual mediado pelo presidente da ANADEP, o defensor público Pedro Paulo Coelho, trouxe como foco “A Defensoria Pública como instrumento de promoção dos direitos humanos”. Na ocasião, os parlamentares fizeram um compromisso público com a ANADEP e a Defensoria Pública afirmando que farão um trabalho de sensibilização com deputados e senadores para o fortalecimento da Instituição.
A programação ainda contará com a participação de defensoras e defensores públicos de todas as regiões do Brasil e convidados especiais para palestrar. Entre esses convidados está o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli; a jornalista Flávia Oliveira, colunista do jornal O Globo e CBN, comentarista da GloboNews e apresentadora do Canal Futura; e o juiz Alexandre Morais da Rosa, doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). O tema central das palestras será o trabalho da categoria em áreas como consumidor, criminal, direitos da mulher, igualdade étnico-racial e saúde.
A programação completa será divulgada em breve nas redes sociais e site institucional da ANADEP e das Associações Estaduais.