O Núcleo Especializado de Defesa e Atenção ao Idoso e da Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública do Estado do Piauí realizou, na última segunda-feira (15), um monitoramento no abrigo de idosos Casa Frederico Ozanan, situado na zona Norte de Teresina. A ação foi Coordenada pelas Defensoras Públicas Dra. Sara Maria Araújo Melo, Titular da 1ª Defensoria Pública do Idoso e Sarah Vieira Miranda Lages Cavalcanti, Titular da 2ª Defensoria Pública do Idoso, juntamente com a equipe do Núcleo.
O Plano de Monitoramento, que vem sendo executado em todos os abrigos de idosos, tem por objetivo, detectar possíveis irregularidades assim como implementar ações voltadas para a garantia de direitos dos idosos que se encontram em situação de abrigamento.
A ação obedece um cronograma que deve ser finalizado ainda neste mês de outubro. Já foram monitorados a Casa São José, o Abrigo São Lucas, a Vila do Ancião e o Abrigo Manain. O monitoramento também aconteceu na cidade de Parnaíba, no Abrigo São José.
Na Casa Frederico Ozanan estão abrigados atualmente quarenta e cinco idosos, em sua maioria com algum tipo de dependência. A ação da Defensoria foi bem recebida pela auxiliar administrativa do Abrigo, Maria de Fátima Monteiro. “É uma iniciativa boa, porque muitas vezes você acha que está fazendo o correto, mas quem tem outro olhar percebe aonde pode melhorar”, afirmou.
“O monitoramento tem nos permitido conhecer a realidade dos idosos e das Instituições de Longa Permanência de Idosos e torna nossa atuação mais eficaz. É preciso confirmar que os abrigos estejam em condições de habitabilidade, salubridade e adequados à legislação vigente. Também está sendo importante para a identificação mais célere de quais demandas dos idosos necessitam de nossa intervenção. É importante verificar o valor que esses idosos estão contribuindo para o Abrigo, com observância ao teto legal, bem como se os direitos ao lazer e ao culto estão sendo observados”, explica Sarah Miranda.
“A Casa Frederico Ozanan tem um número significativo de idosos abrigados, a grande maioria é de idosos dependentes, porém ficamos muito satisfeitas com o que vimos dentro da Casa. Os idosos são bem cuidados, existe um grande número de funcionários, o Abrigo estava bem suprido, com material de higiene e limpeza. Foi muito interessante nossa visita pois pudemos reconhecer que pode existir um abrigo com condições melhores de habitabilidade, higiene e cuidados com relação aos idosos”, complementa Sara Melo.
Fonte: Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos – ANADEP