O Defensor Público Dr. Rogério Newton de Carvalho Sousa apresentou na última sexta-feira (17), dentro do Concurso de Práticas Exitosas do XIII Congresso Nacional de Defensores Públicos (CONADEP), o Projeto “Círculos de Construção de Paz por Dois Defensores Públicos”, de sua autoria em conjunto com a Defensora Pública Dra. Débora Cunha Vieira Cardoso. A apresentação foi realizada no auditório Cascaes, no Costão do Santinho Resort, Praia do Santinho, em Florianópolis, Santa Catarina, onde aconteceu o evento.
O Concurso de Práticas Exitosas visa o compartilhamento interno das experiências dos Defensores. O projeto dos Defensores Públicos do Piauí foi selecionado juntamente com mais 26 trabalhos, oriundos de vários estados e trata da aplicação da metodologia dos Círculos de Construção de Paz, que é a mesma empregada na Justiça Restaurativa para resolução conflitos judiciais, podendo orientar também os círculos de diálogo.
Durante a apresentação, Dr. Rogério Newton discorreu sobre como é o Círculo visualmente, os objetivos alcançados, o conhecimento e conscientização dos participantes quanto a metodologia e sua aplicação, que leva ao incremento do diálogo, da escuta empática e à disseminação de valores éticos com partilha de percepções e perspectivas.
O Defensor elencou sobre os sete pressupostos centrais existentes dentro de cada pessoa em relação ao seu eu verdadeiro, dentro de um mundo que está profundamente interconectado. Segundo ele, o Círculo parte do pressuposto que todos os seres humanos desejam bons relacionamentos, têm dons e necessitam de hábitos para criar práticas de viver.
Dr. Rogério Newton também destacou o pensamento de Kay Pranis, principal referência internacional da criação da metodologia do Círculo de Construção de Paz, segundo o qual “o Círculo é um processo de diálogo que trabalha intencionalmente na criação de um espaço seguro para discutir problemas difíceis ou dolorosos, a fim de melhorar relacionamentos e resolver diferenças . A intenção do Círculo é encontrar soluções que sirvam para cada participante. O processo está baseado na suposição de que cada participante tem igual valor e dignidade, dando então voz igual a todos. Cada envolvido tem dons a oferecer na busca para encontrar uma boa solução para o problema”.
“Foi uma honra para mim e para minha colega Débora Cardoso apresentarmos nossa experiência com Círculos de Construção de Paz no XIII Congresso Nacional de Defensores Públicos.
Foi uma oportunidade de celebrarmos a metodologia do Círculo de Construção de Paz, pela qual somos encantados e nela acreditamos como um meio de fomentar o diálogo e resolver os conflitos de forma inteligente e amorosa”, disse Dr. Rogério Newton.
O Congresso Nacional de Defensores Públicos será encerrado nesta sexta-feira (17). A organização foi da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) e da Associação dos Defensores Públicos de Santa Catarina (ADEPESC).
Fonte: DPE-PI