Fonte: Defensoria Pública do Estado do Piauí
A defensora pública geral do estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, participou nesta quinta-feira(19), no Palácio Episcopal em Teresina, do lançamento da Campanha da Fraternidade 2026, que tem como tema “Fraternidade e Moradia” e como lema “Ele veio morar entre nós”. O lançamento foi feito pelo arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, e contou com a presença do prefeito Sílvio Mendes e da secretária de Relações Sociais do Governo do Piauí, Núbia Lopes, que representou o governador Rafael Fonteles.
A Campanha propõe uma ampla mobilização durante o período da Quaresma para discutir o direito à moradia digna e cobrar soluções concretas diante do déficit habitacional no Brasil. Para o arcebispo Dom Juarez Marques a Campanha é um convite à conversão pessoal e comunitária. “Essa conversão também passa pelo olhar atento à realidade social. Quando os problemas se tornam absurdos, os desafios se tornam apaixonantes”, disse.
A defensora pública geral, Carla Yáscar Belchior, ressaltou o papel da Defensoria Pública nesse contexto. “O direito à moradia é assegurado constitucionalmente e por isso a nossa presença aqui hoje, para apoiar a Igreja Católica nessa Campanha, que certamente é importante para muitos brasileiros e muitas brasileiras. Na Defensoria Pública diariamente atendemos pessoas que enfrentam problemas para ter uma moradia digna e, como defensoras e defensores públicos, temos a responsabilidade de atuar não apenas na defesa jurídica, mas também na promoção e proteção dos direitos das populações vulneráveis. Nossa missão vai além das audiências, envolve ouvir as histórias de vida, compreender as realidades complexas de cada assistido ou assistida e lutar ativamente por políticas públicas que garantam o acesso à moradia adequada”.

