Defensoria Pública é homenageada pela Assembleia Legislativa do Piauí

Fonte: DPEPI

Com o objetivo de destacar a importância da atuação da Defensoria Pública para a sociedade piauiense na garantia do acesso à Justiça, um direito fundamental de todos, foi realizada na manhã desta segunda-feira (20), no plenário Waldemar Macêdo, na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi), uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Gil Carlos Modesto Alves, e aprovada pelos demais membros do parlamento. Participaram da Audiência parlamentares, Defensoras e Defensores Públicos, servidoras e servidores, estagiárias e estagiários da Instituição.

 

Proponente da homenagem, o deputado Gil Carlos Modesto abriu a solenidade ressaltando a importância da Defensoria Pública como Instituição indispensável no acesso à Justiça pela população piauiense. “Hoje tivemos a honra de homenagear em sessão solene a Defensoria Pública do Estado do Piauí, e através dessa homenagem estender isso a todos as Defensorias do país, reconhecendo a importância e relevância dessa Instituição para a defesa dos direitos das pessoas, especialmente os mais vulneráveis, os mais carentes. Hoje a Defensoria Pública é fundamental para a consolidação do estado democrático de direito, razão pela qual tive a iniciativa de aqui na Assembleia Legislativa fazer essa homenagem. Parabéns a todos os Defensores Públicos e Defensoras Públicas do estado do Piauí, e todos aqueles que fazem parte da Defensoria Pública. Podem contar com esse poder para a construção de direito cada vez mais presente aos piauienses.”, pontuou.

 

Representando os e servidores e demais membros da Instituição, a Coordenadora de Comunicação da DPE/PI, Ângela Ferry, destacou a relevância do papel desempenhado por aqueles que compõem os quadros da defensoria “[…] na Defensoria Pública cada uma e cada um de nós encontrou campo fértil para exercer a boa prática do serviço público, com dedicação e qualidade, fugindo ao errôneo pensamento que o que é público não precisa ser cuidado. Podemos dizer que na Defensoria somos uma família, e como em uma família temos as nossas diferenças, mas coletivamente possuímos um senso comum de justiça que de nós ninguém irá tirar. Quem assim não pensa jamais poderá estar entre nós!”, disse.

 

Para a Subdefensora Pública Geral do Estado do Piauí e Defensora Pública nomeada para o biênio 2023/2025, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, a solenidade representou um importante ato de reconhecimento ao trabalho exercido pela Defensoria em prol da população hipossuficiente. “É muito importante para nós, enquanto Instituição voltada para a garantia de direitos, receber esse reconhecimento da Assembleia Legislativa a partir dessa proposição do Deputado Gil Carlos. Temos procurado prestar um trabalho resolutivo para as pessoas que nos procuram e também desenvolver ações e projetos que fortalecem a Instituição. Dizer que reconhecimentos como esse só nos estimulam a seguirmos firmes no nosso propósito de garantir o acesso à Justiça a todos e a todas que dela precisam”, afirmou.

 

O Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, ressaltou em seu discurso a importância de ter a Defensoria Pública reconhecida como Instituição essencial na assistência jurídica gratuita à população piauiense, fazendo referência ainda ao trabalho exercido pela Instituição, tanto no atendimento diário, como por meio dos projetos implementados. Erisvaldo Marques agradeceu a homenagem recebida. “É uma grande satisfação para todos nós que fazemos a Defensoria receber esse reconhecimento por parte dos parlamentares que formam a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, a partir de uma proposição do Deputado Gil Carlos. Queremos reafirmar que cada atendimento, cada ação, cada projeto da Defensoria Pública do Estado do Piauí será sempre voltado para aproximar cada vez mais a Instituição da a população. Nosso empenho é trabalhar sempre com o objetivo de que o estado do Piauí continue contando com um serviço resolutivo prestado à população piauiense, especialmente aos mais vulneráveis, que compõem o público-alvo da nossa Instituição”, afirmou.

 

 

Compuseram a Mesa de Honra da Solenidade: o deputado estadual e proponente da Sessão Solene – Gil Carlos Modesto Alves; o Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis; a Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior; a Defensora Pública Verônica Acioly de Vasconcelos, do Núcleo de Defesa da Mulher; a Defensora Pública e Diretora das Defensorias Regionais, Karla Araújo de Andrade Leite; a Defensora Pública e Corregedora-Geral em Exercício, Luciana Moreira Ramos Araújo; a Defensora Pública Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes; o Defensor Público e Presidente da Associação Piauiense das Defensoras e Defensores Públicos (Apidep), Jeiko Leal Melo Hohmann Britto; a Defensora Pública Rosa Viana Formiga, Diretora Social e de Eventos da Apidep; o Ouvidor-Geral da DPE/PI, Djan Moreira e a coordenadora de Comunicação da Defensoria Pública, Ângela Ferry.