Núcleo de Defesa da Mulher em Floriano realiza média de 51 atendimentos ao mês

Fonte: ASCOM/DPEPI

O Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de Floriano, que tem como coordenador o Defensor Público Marcos Martins de Oliveira, realizou nesta sexta-feira (10), homenagem às funcionárias e assistidas por conta do transcurso do Dia Internacional da Mulher, na última quarta-feira (08).
O Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de Floriano tem sido atuante no enfrentamento à violência de gênero, tanto por meio do atendimento realizado as vítimas que procuram a Defensoria na Comarca, como no trabalho voltado para a educação em direitos, conscientizando as mulheres, e também a população masculina, sobre onde encontrar o devido amparo e os canais aos quais podem recorrer no caso de serem vítimas de violência. O Núcleo realiza em média 51 atendimentos por mês, dos quais 42 resultam em manifestações processuais.
Recentemente o Núcleo esteve presente na Unidade Escolar Mirtes Demes, por meio de sua assessora jurídica Genivânia Luz, oportunidade em que foi proferida a palestra “ Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher e o Procedimento para Requerer Medidas Protetivas”. As informações foram destinadas a funcionários (as) e alunos (as) da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A assessora jurídica também estará presente, nesta sexta-feira (10), na Academia Beira Rio para uma roda de conversa “Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, dentro do movimento Aqui Tem Saúde Mulher.
O Defensor Público Marcos Martins também participará, no próximo dia 17, do Movimento Aqui Tem Saúde Mulher, integrando a roda de conversa ”Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, na Academia do Zé Pereira.
Sobre as ações do Núcleo, o Defensor Público Marcos Martins diz que “o Núcleo de Defesa da Mulher em Florian
o é um local de acolhimento, no qual as mulheres que são vítimas de violência doméstica, familiar ou afetiva, podem trazer suas denúncias, ter seus atendimentos e indicar se estão sendo vitimas de violência sexual, patrimonial, física, moral ou psicológica, nos termos da Lei Maria da Penha. No Núcleo ajuizamos medidas protetivas, acompanhamos as medidas ajuizadas pela Delegacia da Mulher, promovemos palestras e repassamos informações às mulheres vítim
as de violência. Assim como agilizamos o atendimento integral, fazemos também as ações cíveis. Caso a mulher precise de uma ação de indenização, divórcio dissolução de união estável, ajuizamos a demanda e acompanhamos até o final. Estamos aqui para atender as mulheres e também para parabenizá-las pela passagem do seu dia. Nosso atendimento é feito tanto por meio remoto, através do número (86) 9 9562-3322, o que permite uma maior discrição, como caso a mulher vítima de violência queira o atendimento presencial, estamos aqui disponíveis para acolhê-las e orientá-las da melhor forma”, destaca.