“Redes Sociais, imagem e respeito ao outro. A sociedade chegou ao fim?” foi tema de palestra realizada pela Esdepi

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) realizou nesta segunda-feira (23), através da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDEPI), a palestra “‘Redes sociais, imagem e respeito ao outro. A Sociedade chegou ao fim?”. O evento aconteceu de forma online pela Plataforma Zoom, com transmissão simultânea pelo canal da Defensoria no YouTube e teve como palestrante, professor Alessander Mendes, e debatedora, a Defensora Pública, Rosa Viana Mendes Formiga. A iniciativa é da Ouvidoria da DPE-PI.

O Defensor Público do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques, participou da abertura do evento, juntamente com a Subdefensora-Geral, Carla Yáscar, e o Ouvidor-Geral, Djan Moreira.

Durante sua fala, Alessander Mendes, parafraseando a professora Lucia Santaella, destacou: “As redes sociais são fantásticas, um instrumento extraordinário. Nos aproximam, nos unem, nos deixam próximos. Então a gente pode se falar, pode se conectar. Mas como tudo, nós temos variáveis, e essas variáveis podem ser positivas e negativas”, disse.

No decorrer do evento, o palestrante pontuou algumas das problemáticas envolvendo as redes sociais, imagem e respeito ao outro: “O primeiro ponto, está ligado aos linchamentos virtuais (…). Esses linchamentos são muito graves […]. A gente precisa estar sempre alerta para esses efeitos colaterais produzidos pelas redes sociais. A gente tem que dialogar sobre esses efeitos, e, mais ainda, quais são antídotos para esses efeitos. Porque só identificar o problema talvez não seja tão relevante. É preciso que a gente descubra esse problema, e a gente saiba como evitá-los ou inibi-los”, pontuou o palestrante.

A Defensora Pública Rosa Viana Formiga achou oportuno o debate em torno da temática proposta pelo evento. “Hoje a renda de muitas pessoas vem das redes sociais. Temos o Instagram, que é uma ferramenta que transmite lives, divulga cursos online e assuntos importantíssimos. Ao mesmo tempo, temos diversos malefícios”, expôs à debatedora, citando os “haters”, a cultura do ódio, ameaça de morte, “bullying” virtual entre outros distúrbios de comportamento que usam do anonimato das redes para o chamado “linchamento virtual”.

Para conferir todo o conteúdo da palestra, confira o registro da transmissão, disponível em nosso canal oficial da Defensoria, através do link.

Fonte: DPE-PI