O ato foi conduzido pelo Presidente do Colegiado e Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis
Através de sessão solene, em formato virtual, do Conselho Superior da Defensoria, o Defensor Público de Categoria Especial, Francisco de Jesus Barbosa, foi empossado nesta terça-feira (06), no cargo de Corregedor-Geral da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) para o biênio 2021-2023. Com a posse, o Defensor Público substitui Ana Patrícia Paes Landim Salha, que também é Defensora Pública e esteve à frente do cargo de Corregedora-Geral da DPE-PI desde o ano de 2017, tendo o mandato encerrado na última segunda-feira (05).
O Corregedor empossado, Francisco de Jesus Barbosa, agradeceu a presença de todos os membros que participaram da solenidade de posse, destacando a importância da atuação da Corregedoria-Geral. “Assumo neste momento a Corregedoria-Geral da Defensoria Pública e isso se reflete em uma imensurável responsabilidade, pelos votos dos Conselheiros, e pela escolha pelo nosso Defensor Público Geral. Minha percepção da Corregedoria, não é apenas como órgão fiscalizador e correcional, mas também de orientação, esclarecimento e prevenção de conflitos. O exercício do cargo exige serenidade, sabedoria e equilíbrio. A Corregedoria, no entanto, deve ser inflexível quando se tratar de apuração e aplicação de penalidades referentes a eventuais desvios de condutas, mas em moldes estritamente nos ditames da lei, ofertando o devido processo legal”, destacou o novo Corregedor-Geral.
O Defensor Público Marcos Martins de Oliveira, em nome da Associação Piauiense de Defensoras e Defensores Públicos (APIDEP), destacou o perfil do agora Corregedor-Geral da Defensoria. ”Dirijo-me ao empossado, dr. Francisco de Jesus Barbosa, vossa excelência é conhecido pela simplicidade, diligência, cordialidade e pela integral dedicação à nossa honrada Instituição. Como Diretor de Assuntos do Interior, peço ao senhor que olhe com carinho para as Defensorias do interior, para seus titulares ou substitutos, sem abrir mão do seu papel fiscalizatório, mas também viabilizando suporte e alternativas para amenizar a sobrecarga de trabalho, sem perder de vista a importância a atividade fim, ou seja, a tutela judicial e extrajudicial de direitos”, destacou o diretor.
A solenidade virtual contou com a presença de autoridades como o Corregedor-Geral do Tribunal de Justiça do Piauí, Fernando Lopes e Silva Neto e o Corregedor-Geral do Ministério Público do Estado do Piauí, Luís Francisco Ribeiro. A Defensora Pública Alynne Patrício de Almeida Santos, participou na qualidade de Vice-Presidente da OAB/PI. Também estiveram presentes Defensoras e Defensores Públicos, Conselheiros, servidores da Defensoria e familiares da agora ex-Corregedora-Geral e do empossado.
Fonte: DPE-PI