Em Sessão Solene, o Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Piauí, empossou na tarde do dia 29 de março, o Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques dos Reis para seu segundo mandato frente à Instituição. Erisvaldo Marques assume a gestão da Defensoria para o biênio 2021/2023, tendo sido nomeado pelo Governador Wellington Dias após obter 83% dos votos válidos emitidos por seus pares, durante eleição realizada no dia 26 de fevereiro do corrente ano.
A solenidade, prestigiada por várias autoridades, Defensoras, Defensores Públicos, servidoras e servidores da Defensoria, além de representantes de movimentos sociais, foi realizada pela primeira vez no formato totalmente virtual, em respeito às regras sanitárias decorrentes da pandemia ocasionada pelo Novo Coronavírus, sendo transmitida por meio da plataforma Zoom, e retransmitida pelo canal da Defensoria no Youtube .
A abertura da Sessão foi feita pela Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, na qualidade de Presidente em exercício do Conselho, e o termo de posse lido pelo Conselheiro, Defensor Público Jeiko Leal Melo Hohmann Britto.
As autoridades presentes expressaram a competência do Defensor Público Geral à frente da Instituição, destacando o bom desempenho da Defensoria mesmo durante o período pandêmico. “A Defensoria tem um grande e relevante papel a prestar à sociedade e à Justiça. Não se faz justiça sem a presença da Defensoria Pública (…)Fico satisfeito em ver que vossa excelência está conduzido para o segundo mandato com uma expressiva votação. Quero parabenizar, desejar um profícuo mandato, e dizer que o Tribunal de Justiça precisa muito do apoio da Defensoria Pública para poder cumprir a sua missão”, afirmou o Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Desembargador José Ribamar Oliveira.
A Presidente do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais, Maria José de Nápoles, fez referência às qualidades do gestor.“Nesses últimos dois anos pude testemunhar a sua força, sua entrega, sua humildade e competência na Defensoria Pública do Estado do Piauí. Sei que essa sua recondução vem coroar esse trabalho árduo nestes últimos dois anos. Parabéns por assumir mais dois anos de trabalho em prol da população do estado do Piauí. Eu não tenho dúvidas que os Defensores e Defensoras Públicas do Piauí, assim como o excelentíssimo governador, escolheram a pessoa certa para continuar esta honrosa missão. O Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais e as Defensorias Públicas dos Estados e do Distrito Federal se colocam à sua inteira disposição para fortalecer a Defensoria Pública do Piauí”, afirmou.
“A recondução de vossa excelência, Dr. Erisvaldo, denota pela expressiva votação, o reconhecimento de sua liderança, competência de um gestor que tem como uma das grandes habilidades o diálogo, a construção de soluções. Parabenizo todo o trabalho da Defensoria Pública do Estado do Piauí principalmente nesse momento de pandemia. Renovamos nosso compromisso para fortalecer cada vez mais ações e projetos conjuntos”, destacou a Procuradora-Geral de Justiça do Piauí, Carmelina Maria Mendes de Moura.
O Presidente do Colégio Nacional de Corregedores Gerais das Defensorias, Defensor Público Marcus Edson de Lima, além de parabenizar o empossado fez referência ao empenho das Instituições para enfrentar a atual pandemia.“A sua recondução nada mais é do que uma questão de justiça pelo belíssimo trabalho junto com toda sua equipe de servidores, Defensoras e Defensores Públicos.Estou muito feliz com sua posse. Finalizo com as minhas condolências de solidariedade as mais de 300 mil mortes por Covid-19 em nosso o país. Trago uma reflexão para que a gente continue lutando para que isso acabe de uma vez por todas. A vacina é a única solução. Vamos lutar todos juntos, as Defensorias Públicas do Brasil inteiro, junto com as outras Instituições, vamos lutar de mãos dadas para que cheguemos ao final desse trágico momento que vivemos em nosso país”, reforçou.
Presente à solenidade, o Governador do Piauí, Wellington Dias, destacou a relevância da Defensoria Pública. “É uma honra muito grande poder contar com esse time de muita qualidade da nossa Defensoria Pública em todo o Estado. Sei da importância que tem, principalmente dos desafios que temos com os que mais precisam. Sei também da sensibilidade do Dr. Erisvaldo Marques para este trabalho. Então para mim é uma honra muito grande, ver a sua recondução, pela vontade dos seus pares, e com certeza conte comigo, para trabalharmos avançando, sei que tem muitas coisas que temos que avançar em relação à nossa Defensoria, tanto na capital quanto em outras regiões, e quero agora me dedicar. Nós estamos nesse enfrentamento à pandemia, mas não vamos parar por conta dela. A partir de maio vamos avançar em um programa que tem um olhar importante na área social, e juntos vamos trabalhar de modo muito forte, irmanados com a estruturação, equipamentos, qualificação, condições de trabalho, melhores condições para os Defensores e demais servidores, conte comigo nesse seu desafio”, afirmou.
Em sua fala, o Defensor Público Geral, agradeceu mais uma vez a confiança nele depositada e destacou avanços e desafios à frente da Defensoria Pública, entre estes a adoção do trabalho remoto. Ao assumir esse novo mandato reafirmamos o compromisso de gerir a Defensoria Pública com toda a dedicação e responsabilidade, buscando fortalecer cada vez mais a nossa Instituição. Queremos seguir trabalhando para aprimorar a atuação da Defensoria Pública em Direitos Humanos e promoção da diversidade, inclusive interna. Investiremos cada vez mais na área de tecnologia da informação, especialmente para aprimorarmos o atendimento remoto, que se fez cada vez mais necessário durante esse triste período de pandemia que vivenciamos e que já ceifou tantas vidas. Nesse contexto, o atendimento remoto representa mais um avanço nos serviços que prestamos, constatado pelos bons resultados alcançados. Concurso público também é uma das nossas metas, precisamos, pelo menos, repor as aposentadorias que ocorreram para seguir com o nosso trabalho. Chegamos a 2021 com a certeza que temos condições de continuar realizando um serviço de excelente qualidade na busca pela garantia de direitos para o nosso público assistido, contando para isso com a dedicação e empenho de todas as Defensoras e todos os Defensores vocacionados. Quem gosta de Defensoria faz seu trabalho com amor e faz bem feito. Estou muito feliz pela chance que me foi renovada e ciente da responsabilidade à frente desse novo mandato. Vamos seguir juntos, firmes, por um Piauí melhor, por um Piauí com cada vez mais Justiça”, enfatizou.
Também se manifestaram durante a solenidade a Defensora Pública Viviane Pinheiro Pires Setúbal, representando a Associação Piauiense de Defensoras e Defensores Públicos; a Defensora Pública Alynne Patrício de Almeida Santos, na qualidade de Vice-Presidente da OAB/PI e o Ouvidor-Geral Externo da Defensoria Pública, Djan Moreira.
Confira o registro da transmissão da solenidade, disponível no canal da Defensoria Pública do Estado do Piauí, no Youtube.
Fonte: DPE-PI