A Comissão da Igualdade Étnico-Racial da ANADEP promoverá, no próximo dia 25 de novembro (quarta-feira), a live “Dinâmicas de reprodução e enfrentamento ao racismo institucional na Defensoria Pública”, a partir das 19hs, no canal da ANADEP no Youtube.
O bate-papo virtual contará com a participação advogada, pesquisadora e doutoranda pela UFRJ, Ana Míria dos Santos Carinhanha; da defensora pública de São Paulo e integrante do Fórum Justiça, Mônica de Melo; e da coordenadora da Comissão de Igualdade Racial da ANADEP e defensora pública da Bahia, Clarissa Verena.
Na ocasião será apresentada pesquisa promovida pelo Fórum Justiça e Organização CRIOLA, que oferece um panorama geral sobre como as Defensorias Públicas dos Estados se estruturam para o enfrentamento ao racismo e reconhecimento da desigualdade racial. Com produção de dados, reflexão conceitual estratégica, realização de reuniões, publicações e eventos, bem como intervenções in loco, a pesquisa ressalta ações dedicadas à luta contra a desigualdade racial no sistema de justiça.
A live também é uma alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado tradicionalmente no dia 20 de novembro. A data é uma reflexão sobre a importância da cultura e da história do negro no Brasil, remota à morte de Zumbi dos Palmares – símbolo da resistência à escravidão; e é um marco do Movimento Negro no resgate de sua história e de sua contribuição à formação da identidade nacional.
Fonte: ASCOM ANADEP