A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) foi eleita, nessa segunda-feira (28/9), para ocupar a vice-coordenação do Comitê Executivo da Associação Interamericana de Defensorias Públicas (AIDEF) durante o biênio 2020-2022. A presidência da entidade ficará com a Defensoria Pública Geral da Argentina. A eleição ocorreu via zoom e, logo após, houve também a definição dos membros do Conselho Diretivo da AIDEF, onde o Brasil será representado pela ANADEP e pelo Condege.
“A ANADEP ocupará um cargo estratégico e terá como objetivo levar para o colegiado práticas exitosas do Brasil no que diz respeito à consolidação do modelo de defesa pública e integral, prestada pelas Defensoras Públicas. Ocupar a subcoordenação mostra o reconhecimento do nosso trabalho em prol do acesso à justiça”, destaca o presidente da ANADEP, Pedro Paulo Coelho.
Reuniões de Trabalho:
Pouco antes da eleição, ocorreu também a assembleia geral da AIDEF e reunião do Conselho Diretivo para tratar de assuntos relacionados à administração da entidade, o sistema interamericano de direitos humanos, a OEA, os projetos de cooperação internacional, questões de comunicação, novos associados, entre outros temas. Participaram das reuniões o presidente e a vice-presidente da ANADEP, Pedro Coelho e Rivana Ricarte; e o diretor de relações internacionais, Antonio Maffezoli; além da presidenta do Condege, Maria de Nápolis, e o defensor público do Rio de Janeiro André Castro.
Fonte: ANADEP – DF