População aprova formato de atendimento adotado pela Defensoria Pública durante a pandemia

O novo formato de atendimento adotado pela Defensoria Pública do Estado do Piauí como medida de prevenção à Covid-19, vem alcançando boa receptividade por parte das pessoas assistidas pela Instituição.

A partir da decretação da pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e do registro do primeiro caso no Brasil no mês de março,  a DPE-PI adotou o trabalho remoto visando proteger tanto as pessoas que integram os quadros da Instituição, como aquelas que por ela são assistidas. Esse formato de atendimento alcançou resultados satisfatórios tanto na capital como no interior do Estado.

A partir de agosto, a Defensoria Pública iniciou a retomada gradual dos trabalhos presenciais. Inicialmente com a parte administrativa a qual tem comparecido em 50% aos seus setores,  que também vêm fazendo rodízio com Defensores, servidores e estagiários, sendo que aqueles que integram o grupo de risco ou residem com pessoas integrantes desse grupo, permanecem em trabalho remoto.

A segunda parte da retomada gradual iniciou em  24 de agosto, com o atendimento presencial aos assistidos que só acontece mediante agendamento e em número limitado por dia, permanecendo a maior parte do contato com o público assistido por meio remoto.

O novo formato de atendimento, diante dos resultados alcançados,  vem sendo aprovado por quem recorre à Instituição. O manobrista P.M., que compareceu à Defensoria Itinerante para entrega de documentos, após ter seu atendimento agendado, destacou a forma como foi recebido. “Estou achando muito bom, porque é bom para todos ter a segurança e dessa forma satisfaz. Tem segurança na forma como recebem a gente, com  álcool em gel, medindo a temperatura e os Defensores atendem a gente superbem, tudo educadamente. Isso é bom para a população e especialmente para nós que estamos aqui. É excelente!”, se posicionou.

A dona de casa M. A. , concorda com a satisfação demonstrada. “Está tudo muito bom. Fui muito bem atendida. Logo na entrada tem tudo que precisamos, com o álcool em gel e a medição da temperatura”, afirmou.

Para  a secretária M. V. de S. , que foi atendida de forma remota após contato inicial pelas redes sociais, o atendimento online foi um ganho. “Muito bom mesmo, porque evita que a gente tenha que se deslocar até a Defensoria, principalmente nesse tempo difícil onde qualquer saída de casa pode representar um risco de contaminação. No meu caso o atendimento foi rápido e eficaz”, ressaltou.

O Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques dos Reis, reforça que  desde o início do período pandêmico a Defensoria Pública vem dando continuidade a todas as suas demandas , sempre de forma criteriosa, visando a proteção de todos. “Nosso atendimento por meio remoto tem alcançado resultados significativos, tanto em Teresina como no interior do Estado e a retomada gradual  das atividades presenciais tem ocorrido dentro do total cuidado e adoção de todos os protocolos necessários para resguardar a saúde dos que compõem nossos quadros. Da mesma forma a retomada também gradual dos atendimentos presenciais, que também só ocorrem por agendamento, conta  com todas as medidas essenciais para resguardar a saúde dos assistidos e das nossas equipes. Importante enfatizar que preferencialmente continuaremos a atender ao público por meio de nossos canais remotos, visando a segurança de todos e ficamos muito satisfeitos em saber que as pessoas entendem e apoiam nosso trabalho”, afirma.

Fonte: ASCOM DPE/PI