Dando sequência a Semana Nacional da Defensoria Pública, que neste ano tem como tema de campanha “Defensoria Pública e os Direitos das Mulheres”, aconteceu nesta quarta-feira (15) as palestras “Mulheres Sexualidade e Direitos”, ministrada pela Dra. Andrea Cronemberger Rufino, e “Mulheres Trans e Registro Público”, realizada pela Defensora Pública Dra. Patrícia Ferreira Monte Feitosa.
“É uma oportunidade para falar de gênero, o que é ser mulher. De como o gênero nos hierarquiza, nos coloca para vivenciar papéis sociais muito fixos, determinados. Como esses locais sociais nos negam direitos. Importância de dar visibilidade ao tema e discutir, especialmente nesse momento político, com o objetivo de manter os direitos adquiridos. O que está sendo discutido é o tema do cotidiano dos defensores. Poder conversar, debater sobre isso é muito importante para essa prestação de serviço para as mulheres. Entender como o gênero hierarquiza as pessoas. Onde nasce esse cerceamento de direitos”, afirmou a Dra. Andrea Cronemberger.
A segunda palestra “Mulheres Trans e Registro Público” contou ainda com a participação da Advogada Flávia Vallenares Cunha, primeira mulher Trans a receber a carteira de advogada da OAB – Piauí com seu nome social.
“Esse momento de discussão é um marco. A temática “Em defesa delas”, com enfoque nas mulheres trans, é algo pela primeira vez visto no Piauí. A Defensoria dando essa visibilidade, poder respaldar e garantir a dignidade dessas pessoas da população LGBT, as mulheres trans. Precisamos de uma atenção mais específica. A semana traz à tona a desmitificação da transexualidade e dar conhecimento as pessoas. Esse é um trabalho glorioso da Defensoria Pública”, ressaltou a advogada.
A semana conta com o apoio das Associações Estaduais e do Colégio Nacional de Defensores Gerais (CONDEGE), sendo desenvolvida no Estado em conjunto com a Associação Piauiense de Defensoras e Defensores Públicos (APIDEP), Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) e a Escola Superior da Defensoria Pública (ESDEPI).