Eleição para Defensor Público-Geral aconteceu nessa segunda-feira (25) e Lista Tríplice será encaminhada ao Governador do Estado

Aconteceu nessa segunda-feira (25), das 08h às 15h, na Casa de Núcleos da Defensoria Pública, localizada na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 138, a eleição para a formação da Lista Tríplice para a escolha do nome do novo Defensor Público-Geral para o biênio 2019/2021.

Entre os candidatos inscritos, de acordo com a ordem de inscrição, estavam os defensores públicos: Dr. Ulisses Brasil, Dr. Erisvaldo Marques, Dr. Ivanovick Feitosa, Dr. João Neto e Dr. Robert Rios Junior.

A eleição da Lista Tríplice foi dirigida e fiscalizada pela Comissão Eleitoral indicada pelo Conselho Superior da Defensoria, tendo como presidente o Defensor Público Dr. Roberto Gonçalves de Freitas Filho. Integraram a lista também, os Defensores Públicos: Dr. Crisanto Alves Pimentel e Dra. Priscila Gimenez do Nascimento Godói como membros titulares, e a Dra. Paula Batista da Silva, como membro suplente.

A Comissão contou ainda com as contribuições do Coordenador de Planejamento e Projetos, Jackson Oliveira Veloso; da Assessora Técnica de Gabinete, Maria Rosilene Inácio de Oliveira; e da Assessora da Secretaria do Conselho Superior, Amarílis Eliane Domingos Almeida.

A apuração encerrou às 15h e a comissão divulgou o resultado da eleição, apresentando os nomes dos Defensores Públicos para a formação da Lista Tríplice e o total de votos recebidos. Para compor a lista, estão os candidatos: Dr. Erisvaldo Marques, com 66 votos; Dr. Ivanovick Feitosa, com 59 votos; e Dr. João Neto, com 58 votos. Logo atrás aparece os candidatos: Dr. Robert Rios Junior, com 53 votos e Dr. Ulisses Brasil, com 35 votos.

A lista será encaminhada ao Governador do Estado, Wellington Dias, responsável por indicar o nome do Defensor que assumirá o cargo. Caso o Governador não efetive a nomeação do Defensor Público-Geral no prazo de 15 dias do recebimento da Lista Tríplice, o Defensor Público mais votado por seus pares será investido automaticamente no cargo.

A presidente da Associação Piauiense das Defensoras e Defensores Públicos (APIDEP), Dra. Ludmilla Paes Landim, após a formação da lista tríplice, cumprimentou a comissão eleitoral pelo processo tranquilo e democrático que foi instalado, bem como os candidatos pela campanha respeitosa e propositiva e afirmou que, “embora o modelo constitucional preveja a escolha de qualquer um dos três pelo chefe do executivo estadual, a APIDEP encaminhará ofício ao excelentíssimo Governador do Estado, Wellington Dias, solicitando a escolha para o cargo de Defensor Público-Geral o candidato mais bem votado nas eleições, a fim de preservar a vontade da maioria”, disse a Ludmilla.