Cerca de quarenta presos da Penitenciária Professor José de Ribamar Costa Leite – Casa de Custódia, participaram nesta segunda-feira (25), da ação Defensoria Pública pela Prevenção e Tratamento do Preso com Diabetes nas Penitenciárias, que tem por objetivo identificar presos com diabetes ou tendência à doença, por meio de exames de glicemia. Na oportunidade também foi feita a verificação da pressão arterial. A ação foi conduzida pela Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes e pelo Subdefensor Público Geral, Erisvaldo Marques dos Reis, em conjunto com o Secretário de Justiça Daniel Oliveira, contando com a parceria dos técnicos de enfermagem que prestam atendimento na Penitenciária.
A abertura da ação contou ainda com presença da Coordenadora do Sistema Prisional da DPE-PI, Sheila de Andrade Ferreira e da Chefe de Gabinete da Instituição, Patrícia Ferreira Monte Feitosa, além do Gerente de Armamentos da Sejus, Coronel Pitombeira; do Diretor Administrativo da Penitenciária, Capitão Marinho e do Gerente da Penitenciária, Reginaldo Ribeiro. Também presente o deputado Dr. Hélio.
Sheila de Andrade Ferreira deu as boas-vindas aos presentes e discorreu sobre as especificidades da ação, voltada paras as pessoas privadas de liberdade. “Diante dessa realidade estamos trazendo para dentro dos presídios mais do que assistência jurídica, porque a Defensoria não se preocupa só com liberdade ou encarceramento, mas com o estado de saúde de vocês como um todo”, destacou dirigindo-se aos presos.
O Secretário de Justiça, Daniel Oliveira, ressaltou o empenho da Defensoria Pública, “Nesses quase quatro anos que estamos à frente dessa área delicada que é o Sistema Prisional do Piauí, é a primeira vez que participamos de um momento como este. Claro que as equipes de Saúde conseguem atuar, mas pela primeira vez estamos vendo duas Instituições voltadas para essa finalidade aqui. Só tenho que parabenizar e agradecer esse compromisso social da Defensoria Pública, extensivo a todos os Defensores, destacando a realização das ações Itinerantes e especialmente ao Dr. Erisvaldo, que tem realizado um trabalho importante, coordenando o atendimento da Força-Tarefa nos presídios, de Bom Jesus a Parnaíba. Creio que essa é uma marca significativa da gestão que vossa excelência está realizando na Defensoria, Dra. Hildeth Evangelista, de compromisso, respeito e, principalmente, olhando por aqueles que mais precisam”, disse o Secretário.
“O que realizamos hoje aqui é o início de um trabalho de prevenção, que não seria possível sem o olhar sensível dos nossos Defensores e Defensoras que os atendem e da parceria imprescindível da Secretaria de Justiça. Uma coisa é certa, todos nós agimos em conjunto para a inclusão social e, no cárcere, com vocês privados de liberdade, temos determinadas obrigações, dentre as quais está a atenção básica de saúde. No caso do diabetes, muitas vezes o corpo vem dando sinais não percebidos e quando se vê já tomou proporções alarmantes, então é esse o momento de alerta, quando Instituições como a Defensoria e a Secretaria de Justiça se unem para proporcionar esse tipo de atendimento. Hoje minha fala é de agradecimento aos Defensores e Defensoras por essa sensibilidade, à Patríca Monte, nossa Chefe de Gabinete, que percebeu que a Defensoria poderia ir além da assistência jurídica; que tínhamos condições de fazer uma assistência integral ao preso, não só na área de Saúde, mas em áreas de Direito, registro civil, reconhecimento de paternidade, união estável e outros direitos que não são atingidos pelos senhores após uma condenação penal. É por isso que hoje aqui estamos . Somos só agradecimentos à nossa equipe. Queremos enfatizar também que é a primeira de muitas ações que vamos desenvolver em outras Unidades Penais do Piauí. Contamos com a parceria e colaboração de todos”, afirmou a Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes.
Além dos testes de glicemia e verificação de pressão arterial, foram realizadas duas palestras durante a manhã. A primeira proferida pela Coordenadora da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas Privadas de Liberdade da Secretaria de Saúde, Gisela Maria Silva, que destacou ser “de muita importância o projeto” e a segunda pela Enfermeira Erica Nayana Carvalho da Silva, que discorreu sobre “Hipertensão e Diabetes”, enfatizando que “o mais importante nesses casos é a prevenção”.
Fonte: DPE-PI