Defensoria participa de reunião sobre segurança pública para Parnaíba

A Chefe de Gabinete da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, participou nesta sexta-feira (02), de reunião na sede do Ministério Público do Estado do Piauí, na qual foram discutidas medidas e ações concernentes à manutenção da segurança pública no município de Parnaíba, a partir de um esforço conjunto entre a Defensoria Pública, Ministério Público, Poder Judiciário e órgãos que trabalham com a segurança pública no Estado.

A reunião foi aberta pela Coordenadora do Grupo de Controle Externo de Atividade Policial do MP – Gacep, Promotora de Justiça Luana Azerêdo Alves, que destacou a importância de ações pontuais, ou a longo prazo, para coibir a onda de violência que toma conta do referido município. “A segurança pública é um tema de interesse de toda a classe ministerial. A nossa intenção e unir esforços, estreitar os vínculos com todos os órgãos de segurança pública, com a finalidade de adotarmos medidas para garantir efetivamente a paz social. Tanto de forma pedagógica, em uma atuação preventiva como em ação repressiva se necessário”, disse.

Segundo dados apresentados durante a reunião, o município de Parnaíba vem sendo atingido por uma crescente onda de violência desde o ano de 2016, com um aumento significativo dos crimes de homicídio.

“Elencamos algumas medidas necessárias e ao mesmo tempo colocamos outras medidas que são atribuições do Ministério Público em parceria com a Defensoria Pública e o Poder Judiciário, tendo como único propósito agir de maneira concentrada, unida e dividindo as ações voltadas para a segurança pública em Parnaíba”, afirmou a Promotora.

A Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa disse sobre a reunião que “o momento foi muito importante porque o Ministério Público se propôs a construir projetos com todos os atores envolvidos. Ressaltamos que a segurança também passa pela prevenção através de campanhas de educação e atenção às carências da população e não só pela repressão! Que a segurança deve ser planejada a longo prazo; e que atividades de inclusão das pessoas carentes são essenciais para evitar o envolvimento com o crime”, destacou a Defensora.

Entre os pontos discutidos durante a reunião estiveram uma operação pontual e específica para o Carnaval de 2018 e um esforço concentrado para a realização de, no mínimo, 25 júris em Parnaíba no referido ano.

Além da Defensoria e Ministério Público estiveram presentes representantes da Secretaria de Justiça, Secretaria de Segurança, Delegados de Parnaíba e o Comandante da Polícia Militar do Piauí, Coronel Carlos Augusto.

Fonte: DPE-PI