A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI), através do Comitê de Saúde e Qualidade de Vida da Defensoria Pública (SQVT), promoveu na última sexta-feira (22), a palestra “Falando Abertamente sobre Suicídio”, com o Coordenador de Comunicação do Centro de Valorização da Vida em Teresina, Eyder Mendes Vilanova e Silva, em alusão a campanha Setembro Amarelo. O evento, aberto ao público, aconteceu no Auditório da Casa de Núcleos, localizado na Avenida Nossa Senhora de Fátima.
Para a Dra. Viviane Pinheiro Pires Setúbal, Diretora Criminal da DPE-PI e Membro do Comitê, o debate é necessário a fim de compreender o que se passa com as pessoas que pensam em suicídio, buscando sempre um diálogo de amor. “A Defensoria Pública do Estado, através do Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT), está de parabéns pela oportunidade de discussão e debate sobre o tema Suicídio em pleno mês de setembro, mês de Valorização da Vida. O número de casos de suicídios no Estado é considerável, segundo o Ministério da Saúde. Precisamos afastar o estigma de abordar o tema, porque só a informação, conhecimento, diálogo aberto poderá trazer benefícios e trabalharmos a prevenção efetiva. É uma crença limitante pensar que abordar o tema leva ao aumento de suicídios, ao contrário, entender o que se passa com a pessoa que pensa no Suicídio, estabelecer diálogo qualificado de amor e compreensão nos conduzirá à diminuição dos números tristes no nosso Estado”, disse Dra. Viviane Setúbal.
Ainda sobre o evento, Dra. Viviane Pinheiro Pires, destaca a relevância do tema para o atendimento prestado pelos Defensores Públicos, Assessores, Estagiários e Colaboradores da DPE-PI. “A palestra foi muito proveitosa e foi um momento muito feliz de debate, conversa aberta e qualificada de membros de uma Instituição que trabalha a matéria com pessoas que precisam de ajuda e amor, pois precisam ser ouvidas com carinho e não julgamento” finalizou a Defensora Pública.
Para a Coordenadora das Diretorias Regionais, Dra. Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, a palestra contribuiu consideravelmente com a atuação dos Defensores Públicos no atendimento aos assistidos da DPE-PI, que muitas vezes necessitam de atenção para além da assistência jurídica. “A palestra promovida pelo SQVT sobre suicídio foi muito esclarecedora, além de oportuna e de extrema utilidade para todos que dela participaram, especialmente nós Defensores Públicos, que lidamos diariamente com pessoas em situações limítrofes de estresse, muitas vezes mais carentes de atenção do que de assistência jurídica, e para quem uma palavra de conforto ou uma orientação sem julgamento podem fazer toda a diferença, inclusive salvar-lhes a vida”, comentou Dra. Carla Yáscar.
Para o Coordenador de Comunicação do Centro de Valorização da Vida em Teresina, Eyder Mendes Vilanova e Silva, o tema precisa ser discutido porque em 90% dos casos é possível prevenir o suicídio através de atendimento e apoio. “Em cerca de 90% dos casos de suicídio no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as mortes poderiam ser evitadas se as pessoas tivessem acesso a serviços voluntários para conversar e ter apoio emocional, como o CVV, ou até apoio profissional com psicólogos e psiquiatras. Percebemos que a solução para o suicídio está mais próxima do que a gente pensa, então discutir e mostrar que é possível prevenir, é a grande sacada desse momento. Foi muito importante levar essa palavra a DPE-PI de forma a conscientizar sobre esse problema e trazer mais luz para essa questão”, destaca Eyder Mendes.
O CVV – Centro de Valorização da Vida – realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias. Em Teresina, o CVV funciona na Rua Álvaro Mendes, 861 – Centro (Sul), no Telefone: (86) 3222-0000.
Fonte: SQVT – DPE-PI