O Conselho Superior da Defensoria Pública reunido em Sessão Extraordinária deu posse, nesta quinta-feira (06), à Defensora Pública Dra. Ana Patrícia Paes Landim Salha no cargo de Corregedora Geral da DPE-PI para o Biênio 2017/2019.
Dra. Ana Patrícia Salha substitui o Defensor Público Dr. José Weligton de Andrade, cujo mandato frente a Corregedoria encerrou no último dia 5 deste mês de abril. A solenidade foi prestigiada por Defensores Públicos, servidores e colaboradores da Instituição, além de familiares e amigos da empossada, entre os quais a Juíza do Trabalho e ex-Defensora Pública Dra. Tânia Bastos Lima Ferro. O termo de posse foi lido pelo Secretário do Conselho Superior, Defensor Público Dra. Alessandro Andrade Spíndola.
Ao abrir a Sessão a Presidente do Conselho e Defensora Pública Geral, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, convidou a nova Corregedora para tomar assento no Colegiado. Em seguida o Defensor Público Dr. José Weligton de Andrade fez uso da palavra enaltecendo as qualidades do Conselho. “Aqui tive a oportunidade de conviver com jovens e talentosos Conselheiros, presididos pela Dra. Hildeth Evangelista, que demonstrou e demonstra ser uma pessoa competente e comprometida com a Instituição, sabendo dar a Defensoria e a este Colegiado uma gestão promissora e transparente. Quanto aos demais Conselheiros, dou provas de que aqui pude observar a independência e o empenho de todos ao tratarem dos rumos da Defensoria apresentando votos bem elaborados e brilhantes, pensando sempre nos nossos assistidos”, afirmou.
O representante da Associação Piauiense de Defensores Públicos, Dr. Arilson Pereira Malaquias, destacou a contribuição que Dr. José Weligton Andrade deu ao Colegiado e deu as boas-vindas à nova Corregedora. “ Dr. José Weligton trouxe para o Conselho o mais experiente ponto de vista Institucional, assim como sua reconhecida competência e preparo. Será sucedido pela Dra. Ana Patrícia, que tem igual competência na Instituição , tendo passado por diversos cargos dentro dela, estando inclusive à frente da Defensoria Regional, cuja realidade é diversa da dos Defensores que oficiam na capital, tendo portanto toda a experiência necessária “, afirmou.
O Conselheiro Dr. Dárcio Rufino de Holanda falou em nome dos seus pares destacando igualmente a competência do Corregedor que deixa o cargo como da Corregedora que assume. “Dr. José Weligton, o senhor é a história viva da instituição e sentiremos falta do seu compromisso e da qualidade do seu trabalho, mas também do que o senhor representa em termos de estímulo para os Defensores Públicos de hoje. É com imensa felicidade que recebemos a Dra. Ana Patrícia Salha, na certeza de que teremos a continuidade de um trabalho brilhante frente à Corregedoria e um ganho a mais para este Colegiado”, afirmou.
Ao se manifestar, a Defensora Pública Geral e Presidente do Conselho, Dra. Hildeth Evangelista destacou de forma abrangente os avanços da Instituição a partir da colaboração do ex-Corregedor e dos ruímos que a nova Corregedora dará a sua função. “A Defensoria Pública é composta por guerreiras e guerreiros, mulheres e homens lutadores, aos quais todos os dia um novo desafio é proposto na defesa dos nossos assistidos, das nossas prerrogativas institucionais, bem como na efetivação da nossa autonomia,. Lutas que nos fortificam e tornam cada vez mais resistentes. A arte de defensorar exige coragem. Esta é a hora de agradecer ao nosso eterno mestre Dr. José Weligton Andrade, pela sabedoria, paciência e principalmente pelo aprendizado. Pela experiência desenvolvida nessa gestão. Nosso sinceros agradecimentos pela sua atuação neste Conselho, por sua prudência, fidelidade e dedicação. Ao me dirigir para essa solenidade me peguei pensando sobre a Corregedoria que queremos, tendo como escopo a correta administração do serviço público, atuante , parceira e isenta. Uma Corregedoria que tenha como finalidade única a eficiência dos nossos serviços defensoriais. Que não seja um instrumento para intimidar servidores, mas para aperfeiçoamento do serviço público. Dra. Ana patrícia Salha, desejo-lhe sorte, coragem e sabedoria diante dos desafios vindouros. Conte conosco para o desempenho do seu mister frente a essa Corregedoria forte que temos e que certamente continuaremos a ter”, afirmou.
A nova Corregedora Geral da Defensoria falou sobre a expectativa frente ao cargo. “O que eu espero é a concretização da esperança no sentido que foi dado por Santo Agostinho, que tem duas filhas que se chamam indignação e coragem. A indignação para que não nos acomodemos nunca com o que não está certo e a coragem para mudar as coisas. E é essa mudança que eu acho que é necessária, principalmente nesse momento que a Defensoria Pública vive, em que existem uma cobrança muito grande tanto da sociedade quanto internamente da nossa postura defensoral , que passa pela exigência de profissionalismo do Defensor Público naquele sentido de realizar um trabalho sempre com o seu melhor desempenho, obedecendo aos princípios institucionais na defesa intransigente dos direitos fundamentais”, declarou Dra. Ana Patrícia Salha.
Participaram da Sessão além da Presidente e Defensora Pública Geral, Dra. Francisca Hildeth leal Evangelista Nunes, os Conselheiros Dr. Erisvaldo Marques dos Reis, Subdefensor Público Geral; Dr. Dárcio Rufino de Holanda; Dr. Alessandro Andrade Spíndola; Dr. Eric Leonardo Pires de Melo; Dr. Rogério Newton de Carvalho Sousa. Também presentes o representante da APIDEP, Dr. Arilson Pereira Malaquias e o Ouvidor-Geral da DPE-PI, Nayro Victor Lemos Resende Leite.
Fonte e foto: DPE-PI