Empossadas três novas Defensoras Públicas do Estado do Piauí

Nesta segunda-feira (13), na Escola Superior da Defensoria Pública, aconteceu a solenidade de posse das novas Defensoras Públicas Ana Paula Passos Mattos Moreira, Ana Cristina Carneiro de Melo e Ana Teresa Ribeiro da Silveira que passam a compor a Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI). As três foram nomeadas pelo Governo do Estado no dia 17 de janeiro.

A solenidade começou com a leitura do Termo de Posse pelo Corregedor Geral, José Wellington de Andrade. Em seguida, as empossadas realizaram o juramento e a assinatura do Termo de Posse. A Defensora Pública Ana Teresa Ribeiro da Silveira, proferiu discurso em nome das três empossadas, destacando a caminhada de esforço e dedicação até o momento.

“Trazemos nossa bagagem, nossa história, o que para nós é valioso demais. Estamos sim nos comprometendo com a Defensoria Pública, com a sociedade e com nossos familiares, que esperam de nós atitudes e ações compatíveis com a nova carreira que agora assumimos”, declarou Ana Teresa Ribeiro da Silveira.

O vice-presidente da Associação Piauiense dos Defensores Públicos (APIDEP), o Defensor Público, Robert Rios Magalhães Júnior, cumprimentou as novas Defensoras em nome da Associação. “O caminho até aqui é muito árduo e muitas vezes nosso papel não é devidamente reconhecido, mas garanto que o trabalho é recompensador. Os nossos assistidos tem muito a nos oferecer em aprendizado e no final o caminho deverá ser recompensador para vocês”, afirmou o vice-presidente e complementou dizendo que “a APIDEP está de portas abertas para ajuda-las no que precisarem”.

O Defensor Público Geral em Exercício, Erisvaldo Marques dos Reis, relatou a felicidade da Instituição em receber as novas Defensoras. “Estamos vivendo uma nova etapa. Esperamos viver uma Defensoria mais forte, mais atuante, com mais membros e com conhecimento, já demonstrado no discurso da dra. Ana Teresa, que cada vez mais nos fortalece”, declarou.

“A Constituição assegura de forma muito ampla os direitos ditos fundamentais mais básicos, como a liberdade e a saúde, por exemplo. Para garantir o acesso dos mais necessitados a esses bens fundamentais, a porta de entrada tem sido a Defensoria Pública”, disse, ao final da solenidade, o Defensor Público e vice-presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), Arilson Malaquias, pontuando o fortalecimento da Defensoria Pública ao longo dos anos.