Nesta quinta-feira, 19, data em que é celebrado o Dia Nacional do Defensor Público, o Estado do Piauí, por meio da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), deu posse para os seis novos Defensores Públicos: Antonio Caetano de Oliveira Filho, Alexandre Christian de Jesus Nollêto, Maria Teresa de Albuquerque Soares, Karla Araújo de Andrade, Roosevelt Furtado de Vasconcelos Filho e Christiana Gomes Martins de Sousa.
A recepção aos novos Defensores Públicos, nesta data comemorativa, significa um salto importante na consolidação dos trabalhos em todo o Piauí. O Defensor Público e presidente da Associação Piauiense dos Defensores Públicos (APIDEP), João Batista Lago, comemorou o novo cenário conquistado com a autonomia financeira da DPE/PI e falou dos avanços ainda necessários.
“Conseguimos provar para a gestão pública que a Defensoria Pública não é um favor, tampouco a prestação de assistência jurídica integral e gratuita é qualquer coisa, é uma missão que está na nossa Carta Magna. Precisamos de mais investimentos, além da autonomia financeira, para garantir o nosso crescimento e para que possamos cumprir as responsabilidades que hoje temos”, destacou.
A Defensora Pública Geral, Hildeth Evangelista, parabenizou os empossados pela perseverança e destacou que cada um terá trabalho fundamental para que o propósito de interiorizar os serviços da Defensoria Pública no Estado do Piauí seja alcançado. “Temos plena consciência de que a Defensoria Pública faz a diferença e promove cidadania onde está presente, como expressão de instrumento do regime democrático, promoção de Direitos Humanos e a defesa em todos os graus, judicial e extrajudicial, de forma integral e gratuita”, declarou.
Após a solenidade de posse, a Câmara Municipal dos Vereadores de Teresina realizou sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Defensor Público, por proposição do Vereador Luiz André. Vereadores, líderes comunitários e membros da DPE/PI estiveram presentes.