Capacitação e renovação são ações importantes no trabalho realizado dia a dia. Pensando nisso, a Associação dos Defensores Públicos (APIDEP), Defensoria Pública e a Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Piauí (Esdepi) organizaram uma programação acadêmica para os Defensores Públicos.
A Defensora Geral Francisca Hildeth Evangelista abriu os trabalhos na tarde dessa quinta-feira, dia 21. “Essa é uma semana preparada com muito esmero. Parabéns a todos os defensores. Mais do que nunca precisamos estar unidos para enfrentar as dificuldades”, disse.
Em seguida, os defensores que completaram 10 anos de carreira receberam homenagem e a Defensora Alzira Motta recebeu homenagem por mais de 30 anos de carreira.
O presidente da APIDEP, João Batista do Lago Neto, falou sobre a semana de atividades. “Semana intensa esta nossa. Que começou há um tempo com o planejamento. Acredito que com essa união teremos a Defensoria que sonhamos. Vamos aproveitar os cursos e palestras”, afirmou.
A diretora da Esdepi, defensora Alynne Patrício, discorreu sobre o trabalho da Esdepi. “É com muita alegria que abrimos as portas da Esdepi, com essa programação. Parabenizo os homenageados. A capacitação é o pilar para o fortalecimento. Estamos fechando uma parceria com a Escola do Maranhão, para intercâmbio, troca de experiência. Estamos também com projetos em andamento que incentivam a cidadania. A Esdepi está de portas abertas. Essa nossa semana é extensa e intensa, mas com atividades voltadas para as ações defensoriais”, informou a defensora.
Em seguida, o Defensor Público Roberto Gonçalves Freitas Filho ministrou a palestra “Defensor Público: Agente Político do Estado”. A tarde contou ainda com a palestra “Prática e atualização doutrinária e Jurisprudencial em Direito Previdenciário”, com os defensores Marcos Martins e Rigena Ximenes Viana, da Defensoria Pública da União.