Foi lançado nesta quarta-feira, dia 20, o 0800 da Ouvidoria Externa da Defensoria Pública. O momento contou com a presença de Defensores Públicos, Servidores da Defensoria e representantes da população.
Com o 0800, que terá os dígitos: 0800-086-2543, a Defensoria Pública dá mais um importante passo na garantia de acesso à Justiça a toda a população, especialmente aquela mais carente, que compõe o público-alvo da Instituição. O número, através do qual as pessoas poderão ligar gratuitamente, será mais um diferencial da Defensoria Pública em relação a sua Ouvidoria, que é Externa, diferente das demais existentes em outras instituições de Justiça.
O Presidente da Associação Piauiense de Defensores Públicos, Dr. João Batista Viana do Lago Neto, falou sobre o trabalho da Ouvidoria. “Esse momento de lançamento do 0800, na nossa concepção, é de crucial importância para o fortalecimento da atuação da Ouvidoria Externa da Defensoria. Ressaltando sempre que a Ouvidoria não deve ser vista como um órgão sancionador e fiscalizador, porque essa atribuição é inerente à Corregedoria, mas sim com o um caminho curto entre o usuário e a Defensoria Pública, entre aquele que utiliza nosso serviço diariamente e a nossa Instituição. Isso com vista à formulação de políticas públicas, políticas institucionais, que venham a otimizar os nossos serviços. Vejo com muitos bons olhos o lançamento do 0800 da Ouvidoria”, disse.
O Ouvidor Geral da DPE-PI, Dr. Roberto Melado Cordeiro Júnior destacou a qualidade do serviço e o papel da Ouvidoria Externa. “A Ouvidoria é uma criação legal. É uma previsão legal que os nossos legisladores, de forma brilhante procederam. Mas, mais importante que a instituição da Ouvidoria é o compromisso que os Defensores Públicos do Estado do Piauí têm demonstrado para com essa Ouvidoria. Vamos tentar fortalecer ainda mais esse elo de ligação da Defensoria com a comunidade”, pontuou.
A Defensora Pública Geral, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, destacou o que representa o 0800 e o trabalho da Ouvidoria. “O 0800 é mais um canal que a Defensoria dispõe de contato com a sociedade. Hoje sabemos que o papel principal do Ouvidor é aproximar o nosso público – alvo da qualidade dos serviços que são prestado pela Defensoria. E se o papel da Defensoria é promover o acesso à cidadania, estando perto do idoso, da criança, do adolescente, promovendo o acesso à Justiça de forma integral e gratuita, e ai entra o intercâmbio com os direitos humanos, precisamos que o Ouvidor seja esse canal. Para irmos à luta, buscarmos o reconhecimento da nossa Instituição e a sua autonomia financeira para que, cada vez mais, possamos prestar esse serviço com qualidade para os nossos Assistidos, para os mais vulneráveis. É para isso que existimos”, afirmou.
Fonte: Defensoria-PI