Empossados novos Corregedor e Ouvidor Geral da Defensoria Pública

A Defensora Pública Geral e Presidente do Conselho Superior da Defensoria Pública, Hildeth Evangelista, deu posse na última segunda-feira (06) ao novo Corregedor Geral e ao Ouvidor Geral da Instituição, respectivamente Defensor Público José Weligton de Andrade e advogado Roberto Melado Cordeiro Júnior.

O novo Corregedor Geral da Defensoria destacou a importância e responsabilidade do cargo assumido. “Já tenho mais de duas décadas como Defensor Público e a minha investidura no Cargo de Corregedor representa uma maior responsabilidade nas minhas atribuições. Estou muito honrado em ocupar este Cargo e preparado para os desafios, na expectativa de que poderemos encontrar bons termos para a solução dos problemas. Estou muito feliz com a minha escolha”, afirmou Público José Weligton.

O Ouvidor Geral da Defensoria, Roberto Melado Cordeiro Júnior, também falou da importância do momento. “Em primeiro lugar é uma grande responsabilidade. Vou ser o primeiro Ouvidor externo da Defensoria e isso me traz uma disposição para trabalhar, conhecer mais e mais a Defensoria e é um fato que vem coroar nossa militância como advogado há 23 anos e também o movimento das pessoas com deficiência no Piauí, já que estou hoje na condição de cego. A Defensoria abriu as portas. Os movimentos sociais abriram as portas e estamos aqui com essa responsabilidade tremenda”, disse.

O vice-presidente da Associação Piauiense de Defensores Públicos, João Castelo Branco Vasconcelos Neto, falou sobre sobre o trabalho de corregedor e ouvidor geral. “Queria aproveitar a oportunidade para dizer ao Dr. José Weligton que ele é uma fonte de inspiração para todos os Defensores Públicos, juntamente com outros Defensores que participaram da construção da nossa Instituição e que conseguem mostrar que mesmo com todas as dificuldades é possível manter um trabalho sério e dedicado com respeito aos nossos Assistidos. A gente ainda não conseguiu olhar para Corregedoria como um órgão de orientação, esse é um desafio que fica para o Senhor, que chega ao cargo com uma indicação legítima da nossa Defensora Geral. Desejo muita sorte e tenha certeza que vai contar com a colaboração de todos os Defensores Públicos. Com relação ao Dr. Roberto Melado, devo dizer que já tive a oportunidade de me manifestar bastante sobre a Ouvidoria durante todo o processo de escolha do Ouvidor, especialmente no contato com os movimentos sociais, o que me engrandeceu muito como Defensor Público. Pude perceber o conhecimento que os movimentos tem da Defensoria e tenho certeza que é outro grande desafio. Uma experiência nova à qual a Instituição vai se adaptar e que certamente será de muito sucesso. Tenho absoluta certeza Dr. Roberto, que mesmo com eventuais reclamações ou sugestões o senhor vai admirar mais ainda o trabalho feito pela nossa Defensoria Pública em todo o Estado. Vais ver que temos Defensores vocacionados. Tenho certeza que será um mandato de muito sucesso. Conte com nosso apoio tanto pela Associação como toda a Defensoria. Desejo muita sorte”, disse.

A solenidade contou com a presença de vários Defensores Públicos e representantes dos Movimentos Sociais.