O Conselho Superior da Defensoria Pública realizou nesta quarta-feira (25), sua 45ª Sessão Extraordinária, oportunidade em que procedeu a escolha para o Ouvidor Geral da Instituição para o Biênio 2015/2017. O Conselho escolheu para Ouvidor Geral, em voto secreto, o candidato Roberto Melado Cordeiro Júnior, que compôs a lista tríplice formada no último dia 17 deste mês de março juntamente com os candidatos: Djan Moreira e Francisco Roberson Marcelo da Silva, que ficaram respectivamente em segundo e terceiro lugar.
A Sessão foi conduzida pela Presidente do Colegiado, Defensora Pública Geral Dra. Norma Lavenère, que passou a palavra ao Presidente da Comissão Eleitoral responsável pelo processo de escolha do Ouvidor Geral, Defensor Público Dr. João Castelo Branco de Vasconcelos Neto que, por sua vez, destacou a lisura do processo e agradeceu a todos os integrantes da Comissão, especialmente à Defensora Pública Dra.
A Presidente do Colegiado concedeu a palavra aos três candidatos, que tiveram a chance de discorrer sobre a forma como encaram o desafio frente à Ouvidoria Geral da Defensoria Pública. Dando seguimento ao procedimento os componentes da lista tríplice foram sabatinados pelos Conselheiros, em relação à forma como pretendiam atuar frente à Ouvidoria Geral. Em seguida foi procedida a eleição, por voto secreto obedecendo a ordem regimental, como previsto no Edital Nº 001/2015, que trata do processo para a escolha do Ouvidor, tendo sido o candidato eleito, Roberto Melado Cordeiro Júnior, proclamado pela Presidente do Colegiado, Dra. Norma Lavenère.
O Conselho também acatou, por unanimidade, a moção de louvor para a Comissão Eleitoral responsável pelo processo de escolha do Ouvidor, proposta pelo Vice-Presidente e Subdefensor Público Geral Dr. Francisco de Jesus Barbosa.
Participaram da Sessão desta quarta-feira além da Presidente e do Vice-Presidente do Colegiado, Defensora Pública Geral, Dra. Norma Lavenère e Subdefensor Geral, Dr. Francisco de Jesus Barbosa, respectivamente, os demais Conselheiros Dra. Alzira Motta e Bona Soares, Corregedora Geral da DPE-PI; Dr. Humberto Britto Rodrigues; Dr. Igo Castelo Branco Sampaio; Dra. Verônica Acioly de Vasconcelos; Dr. Ulisses Brasil Lustosa; Dra. Sara Maria Araújo Melo e, representando a Associação Piauiense de Defensores Públicos, Dr. João Castelo Branco Vasconcelos Neto.
Também estiveram presentes os Defensores Públicos Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, Dr. Juliano de Oliveira Leonel, Dra. Viviane Pinheiro Pires Setúbal, Dra. Lia Medeiros do Carmo Ivo, Secretária da Comissão eleitoral do processo para a escolha do Ouvidor Geral e Dr. Alessandro Andrade Spíndola, Diretor de Núcleos Especializados da DPE-PI. A Sessão contou ainda com a presença de familiares do componentes da Lista Tríplice.
Fonte e foto: Defensoria-PI