A Defensoria Pública do Estado do Piauí, juntamente com o Tribunal de Justiça do Piauí, iniciaram nesta segunda-feira (09), as atividades referentes à Campanha Nacional ’Justiça Pela Paz em Casa’, que tem como objetivo intensificar as ações contra a violência no lar.
Segundo a defensora Lia Medeiros, o objetivo da campanha no Piauí é realizar um esforço concentrado para desafogar a 5ª Vara Criminal de Teresina.
De acordo com a juíza auxiliar da presidência, Dra. Melissa Pessoa, a campanha foi pensada tendo em vista o aumento dos casos de violência contra a mulher em todo pais. “Esta é uma iniciativa do Supremo Tribunal Federal (STF), por meio da vice-presidente Carmém Lúcia, em que vamos realizar várias atividades ao longo desta semana. Já temos 196 audiências marcadas e um Júri Popular agendado. Será um trabalho conjunto e que contará com o auxílio da Defensoria Pública, do Ministério Público, da Delegacia da Mulher e da OAB Piauí.”, destacou a juíza.
As audiências estão sendo realizadas na 5ª Vara Criminal de Teresina, que tem como Titular o juiz José Olindo, que vai contar com o auxílio de cinco magistrados em um esforço concentrado nos julgamentos. Além dos julgamentos serão realizadas audiências preliminares nas quais poderão ocorrer conciliações, mas apenas nos casos em que o juiz avaliar como possível.
Fonte: Defensoria – PI