Defensoria Pública participa de aula interdisciplinar em Piripiri

Os Defensores Públicos da Defensoria Regional de Piripiri, Dr. Arilson Pereira Malaquias e Dr. Wendel Damasceno Sousa, participaram no último dia 03 deste mês de dezembro de uma Atividade Interdisciplinar na Christos Faculdade do Piauí ( Chrisfapi) do referido município.

O evento foi dirigido às turma do Curso de Direito da faculdade e contou com a participação de membros da Defensoria Pública, Magistratura, Ministério Público, OAB e Professores. Na oportunidade foi discutida com os alunos a problemática da chamada “morosidade da prestação jurisdicional”, abordando suas causas e mecanismos de soluções para a busca de uma maior celeridade em favor da população.

O Defensores Públicos presentes destacaram o papel e a importância da Defensoria Pública dentro do Sistema de Justiça e a forma de atuação, no sentido de agilizar a solução dos conflitos apresentados à Instituição, apesar do deficitário número de agentes no Estado, apontando que um maior investimento em favor de todo o Sistema traria resultados mais positivos na efetividade e agilização dos serviços prestados.

Os representantes das demais Instituições presentes concordaram que a falta de investimentos e estrutura é uma das principais causas da demora na prestação dos serviços do aparelho de Justiça, devendo a luta por maiores investimentos no setor ser cobrada também dos Conselhos Nacionais de Justiça e Ministério Público junto aos Poderes Executivo e Legislativo.

O evento foi considerado um sucesso pelos organizadores e participantes, tendo agradado aos os alunos, que tiveram oportunidade de entender a prática jurídica e de como a celeridade processual pode ajudar a desafogar os processos no Poder Judiciário.

Fonte: Chrisfapi