Defensora carioca encerra ciclo de palestras na Esdepi

Nesta sexta-feira (02) aconteceu a última apresentação do “Ciclo de Palestras” realizado pela Associação Piauiense dos Defensores Públicos (APIDEP) em parceria com a Escola Superior da Defensoria do Piauí (Esdepi). O evento contou com a presença da Defensora Pública do Rio e Janeiro e Mediadora de conflitos, Larissa Davidovich, que falou sobre “Solução consensual de conflitos e Defensoria Pública“.

img_7199

“No Rio, eu aceitei o convite do Ministério da Justiça para ir às regiões do país falar um pouco sobre mediação no projeto ‘Sensibilização para defensores públicos’, onde uma defensora pública fala para colegas sobre algo que eu acredito muito e que para mim é revolucionário. Um dos meus objetivos, nessas minhas idas e vindas, é levar algo para as outras defensorias e para os colegas, que eu vejo que traz resultados bastante positivos. Porque muito mais que resolver o processo, nós estamos resolvendo efetivamente conflitos que aparecem. Nós temos que entender que a defensoria é muito mais do que uma fabrica de fazer petição, nós devemos assumir o nosso protagonismo na efetiva solução dos problemas dos desassistidos que batem na nossa porta. E isso é possível mesmo diante de tanta dificuldade”, ressaltou Larissa.

img_7219

Na ocasião ainda foram homenageados, com placas comemorativas pelos 10 anos de atuação na Defensoria Pública do Estado do Piauí, os defensores: Afonso Lima Da Cruz Júnior, Diretor da Defensoria Itinerante; Irani Albuquerque De Brito, Titular da 2ª Defensoria Pública de Execução Penal; Manoel Mesquita De Araújo Neto, Titular da 1ª Defensoria Pública de Parnaíba e Sheila de Andrade Ferreira, Titular da 2ª Defensoria Pública de Família.

A defensora Irani Brito falou em nome dos demais agradecendo a homenagem. “Sinto muita alegria em fazer parte desse grupo que completa 10 anos. São anos de muita alegria de ver uma pessoa feliz, porque o seu direito foi preservado, alegria de tá todo dia no fronte de batalha e alegria de exercer essa missão que é uma vocação. Só é defensor público quem de fato tem vocação pra ser solidário e para sentir a dor do outro, mesmo que não seja  a sua, mas assim se compadecer e fazer o possível para que aquela dor seja amenizada ou até mesmo cessada, essa é a missão do Defensor Público”, ressaltou.

img_7233

O presidente da APIDEP, João Batista Lago, comentou que o Ciclo de Palestras realizado desde 2014 é uma oportunidade para troca de experiências entre os Defensores. “Estes dias foram muito produtivos, porque é uma oportunidade dos colegas defensores públicos interagirem com defensores de outras defensorias. Além disso, também é importante porque há a interação com os próprios defensores que acabam em ilhas isolados durante o ano, cada um no seu órgão de execução. Nesses eventos a gente consegue agregar todo mundo e é uma oportunidade de nos reunirmos, discutir e trocar experiências”, pontuou o presidente.