Defensoria realiza Concurso de Remoção de Defensores Públicos

O Subdefensor Público Geral do Estado do Piauí, Dr. Erisvaldo Marques dos Reis, conduziu na última sexta-feira (23), no auditório da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDEPI), a  Sessão Pública de Remoção de Defensores Públicos deflagrada pelo Edital GSDPG Nº 01/2017.

Ao final da Sessão Pública, o Subdefensor Público Geral  proclamou o resultado dos Defensores removidos e suas respectivas Defensorias, assim como declarou vagos os cargos nas Comarcas de Cristino Castro, Corrente e Bom Jesus, que serão providas pelas Defensoras Públicas que ingressaram na Instituição em 13 de fevereiro do corrente ano.

Confira abaixo o resultado do Concurso de Remoção:

Dra. Wênia da Silva Moura – Defensoria Regional de Batalha
Dra. Cyntya Teresa de Sousa Santos – Defensoria Pública Regional de Canto do Buriti
Dr. Alexandre Christian de Jesus Nolêto – Defensoria Pública de Valença do Piauí
Dr. Omar dos Santos Rocha Neto – Defensoria Pública Regional de Uruçuí

 

Fonte: DPE-PI

 

DPE participará de recadastramento de servidores realizado pelo Governo do Estado

A Defensoria Pública do Estado do Piauí vai participar da nova etapa do recadastramento de servidores realizada pelo Governo do Estado no período de 22 de junho a 06 de novembro de 2017. A participação se dá devido ao fato da Defensoria ainda se encontrar dentro  da base de gastos  do Executivo Estadual, com despesas de pessoal e a administração dos Fundos de Previdência da Instituição. O processo se destina a atualizar os dados do último cadastramento realizado no ano de 2015.

Para a realização do recadastramento será obedecida tabela determinada pela Secretaria de Estado da Administração e Previdência – Seadprev, que determina o período de 22 de junho a 21 de julho para os nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março. O período de 22 de julho a 21 agosto para os nascidos nos meses de abril, maio e junho. O período de 22 de agosto a 21 de setembro para os nascidos  nos meses de julho, agosto e setembro. O período de 22 de setembro a 21 de outubro para os nascidos em outubro, novembro e dezembro e o período de 22 de outubro a 06 de novembro para os remanescentes de todas as datas estipuladas.

Fonte: DPE-PI

Defensora profere palestra durante Encontro Estadual em defesa ao idoso

A Defensora Pública, Dra. Sarah Vieira Miranda Lages Cavalcanti, Titular da 2ª Defensoria Pública do Idoso, ministrou uma palestra durante o III Encontro Estadual de Articulação e Integração para o Enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa, promovido pela Secretaria de Assistência Social (SASC). Na oportunidade, a defensora voltou sua atenção para o público que trabalha diretamente com a pessoa idosa, como, educadores, psicólogos, assistentes sociais, profissionais dos CRAS e CREAS, além de representantes da área jurídica e dos Conselhos.

Durante sua fala ela destacou: “O tempo que vivemos é de reflexão. Porque é necessária a conscientização de que o idoso deve ser protegido e nós sabemos que historicamente ele não é valorizado. É necessário desenvolver políticas públicas que levem a uma mudança de concepção social e de mentalidade, para refutar a ideia de que a desvalorização do idoso é normal”, disse.

Defensoria integrará Jornada da Justiça Itinerante em Palmeirais nesta terça-feira (20)

A Defensoria Itinerante da Defensoria Pública do Estado do Piauí integra a partir desta terça-feira, dia 20 de junho, mais uma Jornada da Justiça Itinerante. Dessa vez a ação será realizada na cidade de Palmeirais (110 Km de Teresina) e prossegue até a quinta-feira, dia 22.O atendimento acontecerá em frente ao Fórum do Município, na avenida Gonçalo Barbosa Soares, 160, Centro.

Durante o período a equipe da Defensoria Itinerante prestará atendimento e orientações sobre reconhecimento de paternidade, serviços de  retificação de registro civil de nascimento, suprimento de óbito, divórcio consensual, homologação de acordo de pensão alimentícia, restauração de assento de nascimento, reconhecimento e dissolução de união estável, acordo para realização de exame de DNA, entre outros considerados ações de natureza consensual.

A Defensoria Itinerante conta com a direção do Defensor Público Dr. Afonso Júnior, com a Coordenação da Defensora Pública Dra. Paula Batista da Silva, tendo ainda em seus quadros os Defensores Públicos Dr. Arilson Pereira Malaquias, na 1ª Defensoria Pública Itinerante e o Defensor Público Dr. Francisco Cardoso Jales, na 2ª Defensoria Pública Itinerante, conta também com a Defensora Pública Dra. Ana Teresa Ribeiro da Silveira, em regime de substituição.

Em Palmeirais, a Jornada da Justiça Itinerante contará ainda com os trabalhos da Secretaria de Segurança Pública, por meio do Instituto de Identificação, que possibilitará a emissão de primeira via da identidade.  Uma equipe do INSS também estará presente para prestar orientações sobre benefícios, auxílios e aposentadorias, tanto para trabalhadores da zona urbana como rural do município.
A Secretaria de Ação Social e Cidadania (SASC) levará para Palmeirais no mesmo período serviços de corte de cabelo, hidratação e limpeza de pele.

FONTE: DPE-PI

Defensora assina termo de cooperação para Programa Justiça Restaurativa

A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelistas Nunes, assinou nesta segunda-feira (12), com o Tribunal de Justiça e demais parceiros, o Termo de Cooperação Técnica visando implementar medidas para incentivar a participação de vítimas de crimes no Programa Justiça Restaurativa, que é desenvolvido pela Vara de Execuções Penais do TJ/PI.

“O desenvolvimento de práticas como essa da Justiça Restaurativa nos deixa muito felizes. Sabemos que muitas vezes a decisão judicial não traz a pacificação social. E levamos essa ideia de estar sempre protegendo ao agressor. Chega dessa cultura de violência. A Defensoria Pública se sente muito honrada em fazer parte desse trabalho. Como nossa missão institucional estaremos prontos para colaborar, todas as vezes que forem necessárias, com a pacificação social”, afirmou a defensora Hildeth Evangelista.

O Termo tem a finalidade de implementar as medidas necessárias para a divulgação do Programa, voltado para a sociedade e as vítimas de crimes de média gravidade, que busca  incentivar a participação, para contribuir com a pacificação social.

A ‘Justiça Restaurativa’ é um novo modelo, voltado para as relações prejudicadas por situações de violência. As ideias sobre o Programa tiveram origem há centenas de anos, nas práticas de povos nativos da Nova Zelândia e Canadá. O Piauí por seu lado é, desde o ano de 2009, pioneiro no Brasil na atuação da Justiça Restaurativa nas Execuções Penais, voltada à restauração dos laços emocionais, afetivos e sociais rompidos com a ocorrência de um crime, atuação que se busca agora expandir com foco nas vítimas.

Em sua fala de apresentação o Juiz da vara de execuções Penais, Dr. José Vidal de Freitas Filho, destacou a importância do desenvolvimento do Programa. “Essa prática consiste em atuar buscando a restauração do emocional das pessoas vitimas de crimes, que sofrem muito, sentindo-se humilhadas, culpadas e ameaçadas. Então buscamos estimular, através de facilitadores devidamente capacitados, a participação das vítimas de forma voluntária em Círculos Restaurativos, dos quais participam também o agressor, famílias e amigos das duas partes. Trata-se de um processo saneador. Nesse contexto é fundamental o engajamento dos parceiros, para que possamos desenvolver da melhor forma esse Programa”, disse o Juiz.

Integrando a iniciativa, a Defensoria Pública assume o compromisso de recomendar a todos os Defensores Públicos do Piauí o incentivo às vítimas objetivando que participem dos Círculos Restaurativos na Vara de Execuções Penais de Teresina, além de realizar com os demais parceiros campanhas de divulgação, recomendando ainda aos Defensores Públicos que receberem notícias de tortura perpetrada em estabelecimento penal, que requeiram a imediata apuração dos fatos.

A solenidade contou com a presença do Subdefensor Público geral, Dr. Erisvaldo Marques dos Reis e foi conduzida pelo Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Erivan José da Silva Lopes e pelo Corregedor Geral do TJ/PI, Desembargador Ricardo Gentil Eulálio.

FONTE: DPE-PI

ANADEP acompanha tramitação de projeto de novo CPP na Câmara dos Deputados

O vice-presidente da ANADEP, Pedro Coelho, e o assessor parlamentar da entidade, Enrico Ribeiro, acompanharam os trabalhos da Comissão Especial que analisa o Novo Código de Processo Penal (PL 8045/10) na Câmara dos Deputados. O deputado Pompeo de Mattos (PDT/RS), relator-parcial dos artigos 321 ao 457, iniciou a leitura do seu parecer parcial e entregou o documento para o colegiado.
Sua relatoria aborda temas como o tribunal do júri, sentença, incidentes, exceções e restituição de coisas apreendidas.
A ANADEP vai propor algumas alterações ao novo texto do CPP. Desde o ano passado, a entidade mantém uma comissão especial formada por defensores públicos com atribuição na área para acompanhar e contribuir com apresentação de emendas ao projeto.
FONTE: ANADEP

Conselho realiza Sessão e delibera sobre a 2ª Defensoria Pública de Barras

O Conselho Superior da Defensoria Pública realizou na sexta-feira (09) sua 87ª Sessão Ordinária conduzida por sua Presidente e Defensora Pública Geral, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes.

Abrindo a sessão a Presidente informou aos Conselheiros sobre termo de cooperação assinado com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). “Esse termo vai nos permitir o acesso ao banco de dados dos consumidores, o que facilitará a localização das partes envolvidas nos processos sob responsabilidade da Defensoria Pública.Para acesso ao banco de dados seremos treinados. Cada Defensor terá cadastro e senha para uso com muita prudência e resguardo. Trata-se de um avanço que contribuirá significativamente para dar celeridade ao nosso atendimento em todas as áreas da Defensoria Pública”, disse Dra. Hildeth Evangelista.

O Ouvidor-Geral Externo da DPE-PI, Nayro Victor Lemos Resende Leite, informou sobre participação na Audiência Pública para a instalação da Ouvidoria Externa da Defensoria Pública do Pará. “Conseguimos que fosse deflagrado o processo obedecendo as especificidades do Estado do Pará. Demos nossa colaboração. Lá recebemos com muita satisfação o reconhecimento à nossa Instituição pela implantação da Ouvidoria-Externa, visto a importância que tem esse processo dentro do Sistema de Justiça do país”, disse o Ouvidor.

Em seguida foram distribuídos os Expedientes da seguinte forma:

Processo Administrativo Nº 01781/2017, referente a sugestão de alteração na Resolução CSDPE  Nº 49/2015, tendo como requerente  a 1ª Defensoria Pública Cível, distribuído para o Conselheiro Dr. Erisvaldo Marques dos Reis;
Processo Administrativo Nº 00770/2017, referente ao projeto de criação da Coordenação do Sistema Prisional, tendo como requerente a Diretoria Criminal, distribuído para o Conselheiro Dr. Eric Leonardo Pires de Melo;
Processo Administrativo Nº01603/2017 que encaminha minuta de alteração da Resolução CSDPE Nº 018/2011, distribuído para o Conselheiro Dr. Alessandro Andrade Spíndola;
Processo Administrativo Nº 01295/2017, referente a regulamentação do uso de nome social por pessoas transexuais e travestis por meio de Resolução, tendo como requerente a 1ª Defensoria de Direitos Humanos e Tutelas Coletivas, distribuído para a Dra. Ludmilla Maria Reis Paes Landim Moreira Rego;
Processo Administrativo Nº 03033/2015, referente a criação do Conselho Deliberativo da ESDEPI, tendo como requerente a Escola Superior da Defensoria Pública, distribuído para a Conselheira Dra. Ana Patrícia Paes Landim Salha.

A Sessão teve com o primeiro ponto de pauta a deliberação sobre Processo Administrativo Nº 02515/16, tendo como requerente a Associação Piauiense de Defensores Públicos (APIDEP) e tratando sobre a regulamentação da Concessão de licença paternidade no âmbito da Defensoria Pública do Estado do Piauí, sob relatoria do Conselheiro Dr. Marcos Martins de Oliveira que votou pelo deferimento do pedido do requerente. Após a manifestação do relator foi aberta divergência pelo Conselheiro e Subdefensor Público Geral Dr. Erisvaldo Marques dos Reis. A votação do Conselho resultou em empate, tendo então a Presidente do Colegiado se manifestado, votando com a divergência. Do referido ponto ficou somente a minuta de Resolução para ser apresentada em Sessão posterior.

O segundo ponto de pauta versou sobre deliberação referente ao Processo  Administrativo  Nº  03679/16,  tendo como requerente a Defensora Pública Dra. Ana Keyla Ferreira da Silva Paillard e tratando sobre a  criação e instalação da 2ª Defensoria Pública Regional de Barras, sob relatoria do Conselheiro Dr. Marcos Martins de Oliveira que se manifestou favorável ao pleito da requerente, tendo o Conselho votado com o relator, por unanimidade sendo provido o pedido da requerente . Sendo aprovada a minuta da Resolução para a publicação.

Compareceram à Sessão desta sexta-feira, a Presidente do Colegiado, Defensora Pública Geral, Dra. Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes e os Conselheiros Dr. Erisvaldo Marques dos Reis, Subdefensor Público Geral; Dr. Francisco de Jesus Barbosa, na qualidade de Corregedor Adjunto da DPE-PI; Dr. Eric Leonardo Pires de Melo; Dr. Alessandro Andrade Spíndola; Dr. Dárcio Rufino de Holanda e Dr. Marcos Martins de Oliveira. Também presentes o Presidente da Associação Piauiense de Defensores Públicos, Dr. João Batista Viana do Lago Neto e o Ouvidor-Geral Externo da DPE-PI, Nayro Victor Lermos Resende Leite. Presente ainda o Defensor Público Dr. Arilson Pereira Malaquias.

FONTE: DPE-PI

DPE é vitoriosa em ação de filiação socioafetiva e reconhecimento de paternidade

A 2ª Defensoria Pública Regional de Parnaíba, que tem como Titular o Defensor Público, Marcos Antônio Siqueira da Silva, foi vitoriosa em ação de filiação socioafetiva e de reconhecimento de paternidade de oito filhos de  A. C. A. da S., que procurou o órgão buscando regularizar a situação da família cuja mãe, L.M.A., já faleceu.

Ao tomar conhecimento do caso, a seccional patrocinou Ação Declaratória de Posse do Estado de Filho, consensual, perante a 3ª Vara Cível da Parnaíba, em 12 de maio de 2015. Na sentença, expedida em 07 de abril deste ano, o juiz declarou a filiação socioafetiva de um dos filhos, bem como o reconhecimento de paternidade dos demais.

Segundo o Defensor Marcos Siqueira, o fundamento para o pedido na ação foi “a posse do estado de filho, baseada na parentalidade socioafetiva”.

“Nesse tipo de caso, é analisado a convivência, o afeto e a consideração de ambas as partes, bem como manifestações públicas de laços afetivos, de forma, que qualquer observador distante, não teria dúvidas em aponta-los como pai e filho”, conclui Marcos.

O Defensor ainda declara que a sentença foi concludente em declarar a paternidade, determinando  ainda a inclusão do nome de A.C.A. da S. como pai dos filhos de L. M.A. e portanto acrescentando o  S. no nome de todos.

A conquista foi comemorada pela Defensoria Pública, que vem assegurando assistência jurídica integral e gratuita, promovendo a efetivação de direitos e, em especial, realizando a concretização do referido tema, objetivando o reconhecimento da Família Afetiva.

FONTE: DPE-PI

Defensoria Pública e CDL firmam convênio para acesso a banco de dados da entidade

A Defensoria Pública do Estado do Piauí e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresina firmaram convênio no sentido de possibilitar à Defensoria o acesso as informações ao banco de dados da entidade,  podendo identificar a relação de pessoas inseridas no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

A assinatura foi feita pela Defensora Pública Geral, Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes e pelo Presidente da CDL, Evandro Cosme, que na oportunidade, afirmou que a “parceria é fundamental, representando uma efetiva contribuição da entidade ao trabalho desenvolvido pelos Defensores do Piauí”.

Com o acesso ao banco de dados do SPC,  a Defensoria Pública terá condições de agilizar ações em várias áreas de atuação, a partir da maior facilidade na localização de pessoas que sejam parte nos processos de responsabilidade da Instituição relativas à prevenção e repressão de condutas ilegais nas esferas Administrativa, Cível e Criminal. Os dados serão de uso restrito da Defensoria, não sendo disponibilizados a qualquer outro órgão ou instituição não conveniado com a CDL de Teresina, exceto o Poder Judiciário.

De acordo com a Defensora, o convênio firmado com a CDL vai possibilitar à Defensoria Pública a condução ainda mais célere dos processos, já que facilitará a localização das partes de forma mais eficaz.

“Será um grande impulso, especialmente nas ações da área de Família e Consumidor. Cremos que essa parceria será fundamental para que a Defensoria possa dar uma resposta cada vez mais pontual e eficaz aos seus assistidos  já que não será preciso demandar tempo com o envio de ofícios solicitando as informações”, afirma.

FONTE: DPE-PI

Inscrições para Concurso de Remoção de Defensores Públicos prosseguem até 07 de junho

Prossegue até o dia 07 deste mês de junho o período de inscrições para os Defensores Públicos interessados em participar do Concurso de Remoção  pelo critério de antiguidade.

Encontram-se disponíveis três cargos vagos  a serem preenchidos por remoção sucessivamente na ordem abaixo estabelecida, assim com os que se tornarem vagos em virtude do preenchimento destes:

1ª Defensoria Pública de Batalha
2ª Defensoria Pública de Canto do Buriti
3ª Defensoria Pública de Cristino Castro

Os Defensores Públicos interessados devem protocolar requerimento dirigido ao Subdefensor Público Geral, Dr. Erisvaldo Marques, no  Setor de Protocolo do Núcleo Central da DPE-PI até o término normal do expediente, que se dá às 13h30.

No ato da inscrição o Defensor Público deverá especificar em seu requerimento a ordem decrescente de preferência de vagas para as quais pretende concorrer, ainda que estejam atualmente ocupadas, visando a otimização do provimento de cargos que vierem a vagar em razão do Concurso de Remoção.

Fonte: DPE-PI