Parceria entre ANADEP e ABERT marca segunda fase da Campanha “Garantir o seu direito é nosso maior feito”

O presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), Joaquim Neto, reuniu-se nesta quinta-feira (14) com o diretor geral da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Luis Roberto Antonik, e com o diretor para assuntos legais e institucionais da ABERT, Cristiano Lobato Flores, para discutir parceria entre as Entidades. A ideia é divulgar em todo o país, por meio de suas afiliadas, o spot de rádio e o vídeo institucional da Campanha “Garantir o seu direito é nosso maior feito”.

Conforme Joaquim Neto, a aproximação com as emissoras de rádio e televisão possibilita que o trabalho dos defensores públicos seja replicado em todo o país. “Cerca de 52 milhões de brasileiros ainda escutam rádio em todas as regiões do país. Esse é um canal democrático para informar-se. É uma forma muito rápida e eficaz de comunicarmos com o público-alvo da Defensoria Pública. Nossa expectativa é que, com a parceria com a ABERT, nós possamos atingir um número cada vez maior de veículos de comunicação. Com isso, poderemos chegar direto às pessoas que estão lá na ponta”, explica o presidente da ANADEP.

Para o diretor-geral da ABERT, a parceria tem uma importância social ímpar. “É uma honra para nós divulgarmos este trabalho que tem um apelo social tão grande. Os defensores têm um trabalho diferenciado voltado às pessoas necessitadas. Hoje, falamos em rádios, mas a maioria das emissoras também já tem uma presença muito forte nas redes sociais, ou seja, o alcance é de milhões de pessoas pelas rádios, celulares e computadores. Vamos levar conhecimento à pessoas de várias regiões do nosso país”, pontuou Luis Roberto Antonik.

Veja o SPOT aqui.

Veja o vídeo aqui. 

Acesse aqui o site da ABERT  e conheça as afiliadas nos estados.

Sobre a Campanha: Garantir seu direito é nosso maior feito tem por objetivo destacar a representatividade da Defensoria Pública para a sociedade e a atuação do defensor público nas principais demandas que afligem a população. A campanha será um movimento permanente durante o ano de 2016.

 

Fonte: ANADEP

DPE-PI estabelece plano de ação conjunto com Pastorais de Rua e Carcerária de Teresina

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI), através da Defensora Pública Geral, Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, realizou na tarde desta quarta-feira (06), reunião com as Pastorais de Rua e Carcerária de Teresina, representadas pelo Padre João Paulo Carvalho. O Encontro teve como objetivo principal estabelecer um plano de ação imediato no atendimento e acompanhamento de pessoas em situação de rua e do sistema carcerário de Teresina.

“A cooperação entre a Defensoria do Piauí e as Pastorais é de grande relevância para as pessoas que se encontram em situação de rua e privadas da liberdade, haja vista que possibilitará um atendimento jurídico mais rápido por parte da DPE-PI àquelas pessoas atendidas pelas Pastorais, em várias situações, principalmente na obtenção de documentos de identificação pessoal e na garantia dos direitos humanos”, declarou Erisvaldo Marques, Subdefensor Público Geral.

Para o Defensor Público, Sílvio César Queiroz, Diretor Criminal, a parceria irá contribuir consideravelmente na agilidade do atendimento aos mais necessitados, principalmente na Pastoral Carcerária, que por vezes é prejudica por conta do quadro reduzido de Defensores do Piauí. “A reunião teve por objetivo aproximar a Defensoria das pastorais que têm objetivos parecidos, o cuidado com dois seguimentos de vulneráveis, os moradores de rua e os encarcerados, resgatando a dignidade e a humanidade destas pessoas que estão à margem da sociedade. Com relação à Defensoria Criminal iniciou-se uma importante parceria, uma vez que quando a Pastoral Carcerária identificar alguma prisão aparentemente ilegal dentro dos presídios irá comunicar o fato à Defensoria Pública para que possamos tomar as providências legais. Duas das grandes preocupações institucionais são a cultura do encarceramento e a morosidade da Justiça, e como a Defensoria conta com um quadro reduzido de Defensores, parcerias como está com as pastorais são sempre bem vindas”.

As Pastorais, que atendem uma média de 30 pessoas diariamente, se mantêm através de doações e Padre João Paulo Carvalho informa que as pessoas podem entregar doações em dois lugares em Teresina. “Aqueles que quiserem nos ajudar podem fazer suas doações na sede, que fica na Rua Anísio de Abreu, 702, por trás da Central de Flagrantes ou ainda na Capela do Hospital Getúlio Vargas”, informa o Padre João Paulo.

A reunião, que ocorreu no auditório da Casa de Núcleos, contou ainda com a presença do Subdefensor Público Geral, Erisvaldo Marques dos Reis, do Diretor Administrativo da Defensoria, Ivanovick Feitosa Dias Pinheiro, João Batista Viana do Lago Neto, Titular da 6ª Defensoria Pública Criminal e Presidente da Associação Piauiense de Defensores Públicos (APIDEP), o Defensor Público Sílvio César Queiroz Costa, Diretor da Defensoria Pública Criminal, Haradja Michelliny de Figueiredo Freitas Freitag, Titular da 3ª Defensoria Pública Criminal, Viviane Pinheiro Pires Setúbal, Titular da 4ª Defensoria Pública Criminal, Roberto Gonçalves Freitas Filho, da 9ª Defensoria Pública Criminal e Juciara de Sousa Santiago, da Diretoria de Primeiro Atendimento da DPE-PI.

Fonte: DPE-PI