Vídeos

Presidente da Apidep fala sobre a suspensão por 20 dias nas audiências de custódia no PI

O recesso judiciário local ocasionou a suspensão das audiências de custódia durante 20 dias no Piauí. A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI) conseguiu, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), a suspensão da medida por meio da Reclamação 26.053-PI apresentada pelo Defensor Público e presidente da Associação Piauiense dos Defensores Públicos (Apidep), João Batista Viana do Lago.

Para comentar o assunto, o presidente da Apidep concedeu entrevista na manhã desta terça-feira (10) à TV Cidade Verde onde falou sobre as consequências da suspensão para o Estado. De acordo com o Defensor, a medida foi uma violação aos Direitos Humanos e um prejuízo para o sistema de justiça no Piauí.

Dados

Atualmente, o Piauí é o segundo colocado em número de presos provisórios, aqueles que não foram julgados, correspondendo a cerca de 60% do total. O déficit de vagas no sistema prisional chega ao número de 1.800 vagas.

Confira a entrevista completa do Defensor Público João Batista Viana do Lago. 

Campanha ANADEP e Associações Estaduais: Garantir o seu direito é nosso maior feito

Vídeo da campanha: “Garantir o seu direito é nosso maior feito”

ANADEP: Está na Constituição – A Defensoria Pública existe para garantir os direitos do cidadão brasileiro. A Defensoria é responsável pela orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados.

Pensando nisso, a ANADEP, em parceria com as Associações Estaduais, lançou a campanha: Garantir seu direito é nosso maior feito. Vamos destacar a representatividade da Defensoria Pública para a sociedade e a atuação do defensor público nas principais demandas que afligem a população.

Participe deste movimento. Nas redes sociais utilize a tag #DefensoriaSim. Troque a capa do facebook e do twitter. Compartilhe o vídeo para sua rede.

Entenda. Divulgue. Valorize!

Vídeo da campanha

Qual o papel de um advogado em uma audiência de conciliação?

O CNJ Responde. Em 2014, a Semana Nacional da Conciliação acontecerá de 24 a 28 de novembro. Todos os acordos obtidos por meio da conciliação ou da mediação têm validade jurídica. Isso significa que, caso uma das partes não cumpra o acordado, a ação pode ser levada à Justiça. Tem dúvidas sobre a conciliação? O CNJ Responde! Basta incluir a pergunta nos comentários deste post ou enviar um vídeo para o e-mail: ideias@cnj.jus.br.

Atuação da Defensoria Pública nos Tribunais por Fernando Martelleto

Iniciando o ciclo de palestras do II Seminário ENADEP, o painel “A Atuação da Defensoria Pública nos Tribunais”, um dos mais esperados pelos inscritos do evento, começou com auditório lotado. Em sua apresentação, o palestrante Fernando Martelleto ressaltou a importância da Escola Nacional para o trabalho do defensor público e explicou que o foco do trabalho prima pelo principio de unidade institucional.

Martelleto apresentou números do sistema carcerário brasileiro e fez um comparativo com outros países. Lembrou a importância da atuação da Defensoria Pública para a reversão do quadro apresentado. O defensor discutiu também a implementação da Lei 12.403, que alterou dispositivos do Código de Processo Penal, apresentando os assuntos do tema que dizem respeito à atuação da Defensoria Pública. Ainda, segundo ele, as teses nacionais em prol dos assistidos devem ser compartilhadas por meio da ENADEP. A partir disso, a Defensoria Pública do Brasil criará uma unidade nacional.

Arilson Malaquias fala sobre as implicações da EC 80

O defensor público do Piauí, Arilson Malaquias, iniciou sua fala sobre as implicações da Emenda Constitucional 80, que reposicionou a Defensoria Pública no cenário constitucional brasileiro, na tarde desta sexta-feira (19), recuperando um pouco da história da luta pela sua aprovação. Ao tratar sobre o assunto durante o terceiro painel do II Seminário da ENADEP, ele justificou a pertinência do debate sobre o assunto diante de uma premente necessidade de unificação da Defensoria Pública, reiterando o papel da Instituição na defesa não só direitos individuais, mas também na tutela dos Direitos Coletivos e na ampliação do seu conceito essencial.