Noticia de Capa

APIDEP participa da solenidade de nomeação de sete novos defensores e reafirma a importância desse novo contingente para o Piauí

Nesta segunda-feira (19), a Defensoria Pública do Piauí nomeou sete novos defensores para compor o quadro de membros do estado. A solenidade ocorreu no auditório Esperança Garcia, localizado no prédio sede da Defensoria Pública do Piauí. Os aprovados fazem parte da lista do IV Concurso para o provimento de vagas e a formação de cadastro de reserva para o cargo de Defensor Público Substituto do estado.

A Defensora Pública Geral do Piauí, Dra. Carla Yáscar Belchior, após a nomeação, destacou o sentimento de alegria na expansão do corpo de defensores do estado. “É um dia mesmo de festejar a chegada desses sete novos Defensoras e Defensores Públicos, que vão unir forças com os outros 112, então seremos 119 Defensoras, Defensores aí destinados e dedicados a trabalhar, diuturnamente, para levar mais atendimento, mais assistência jurídica a mais pessoas do Piauí”, destacou.

A Associação Piauiense das Defensoras e Defensores Públicos (Apidep), representada pelo presidente Jeiko Leal, participou da posse dos novos defensores junto com outras entidades do estado. O presidente da associação enfatizou a importância da chegada dos novos colegas para toda a categoria. “A nomeação de sete novos defensores e defensoras hoje é de extrema relevância para a nossa ampliação de atendimento das comarcas no interior do estado. O estado do Piauí conta hoje com cerca de 30 comarcas sem assistência da Defensoria Pública e esses sete vão suprir em parte essa necessidade”, destacou o presidente da associação.

 

Entre os nomeados está Nancy Queiroz, de 28 anos, que expressou sua felicidade pela nomeação. “Esse momento é um verdadeiro orgulho por estar compartilhando esse sonho, esse objetivo de vida, com as pessoas mais especiais, com as pessoas que foram marcantes ao longo dessa trajetória. Estou muito orgulhosa por entregar em uma instituição tão honrada com uma defensoria pública do estado do Piauí”, revelou.

Além de Nancy, as Defensoras Públicas Amanda de Andrade Caputo Tejo, Heleonora Cristina Silva Soares, Dantas Duarte, e os Defensores Públicos Isaias Neto Santos Coaracy, Marcus Vinicius Carvalho da Silva Sousa e Nikolai Olchanowski também foram nomeados na última segunda-feira.

A Defensoria Pública do Piauí oxigena o corpo de defensores com a nomeação de sete novos membros

A Defensoria Pública do Estado do Piauí oficializou, na última terça-feira (23), a nomeação de sete novos(as) Defensores(as) Públicos(as) para integrar a equipe da Instituição. Com os novos integrantes, o número de defensores(as) atingiu o total de 119. Dentre os candidatos selecionados, cinco vieram da ampla concorrência, um candidato com deficiência e um candidato negro.

A chegada de novos membros para a Defensoria Pública era algo bastante aguardado pela categoria, que buscou, ainda em 2023, um diálogo com o Governo do Estado para que o número de defensores nomeados fosse maior, visando uma maior abrangência no Piauí.

Segundo o presidente da Associação Piauiense das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Piauí (APIDEP), Jeiko Leal, as nomeações chegaram em boa hora. “Nós precisamos acompanhar o Poder Judiciário, que tem nomeado novos membros e crescido bastante, criando varas tanto no interior quanto na capital, e é necessário esse sangue novo na Defensoria, com membros para fazer frente a essa expansão do Judiciário. Então, essa nomeação chega em um momento em que nós estamos de fato precisando muito”, revela.

Segundo Nikolai Olchanowski, um dos nomeados, a notícia da aprovação chegou como uma grata surpresa. ‘Na verdade, fui pego de surpresa, uma surpresa maravilhosa. Não esperava essa nomeação nesse momento, até pelo número inicialmente esperado. Estou há um ano no Piauí com minha família e só posso agradecer a forma como fomos recebidos. Como Defensor Público, espero poder retribuir esse carinho com muita dedicação ao cargo e compromisso com o melhor atendimento possível à população’, revela.

Os novos integrantes da defensoria são Isaias Neto Santos Coaracy, Viviane Coutinho Leal, Heleonora Cristina Silva Soares, Marcus Vinicius Carvalho Da Silva Sousa, Nikolai Olchanowski, Amanda De Andrade Caputo Tejo e Thayanny Dantas Duarte. Os aprovados são do IV Concurso de vagas e formação de cadastro de reserva para o cargo de Defensor Público Substituto da Defensoria Pública do Estado de Piauí.

Amanda de Andrade, uma das selecionadas para a nomeação, revela que a chegada dos novos defensores demonstra um olhar sensível do poder público sobre a importância de expansão da defensoria. “Vejo que a instituição se mostrou sensível e atenta às necessidades de expansão e fortalecimento da instituição, garantindo a interiorização e o efetivo cumprimento da EC 80, que visa proporcionar o atendimento mais amplo possível àqueles que dependem dos serviços da Defensoria. Confesso que, apesar de todos os esforços da comissão de aprovados, estávamos desacreditados de que tais nomeações aconteceriam já que a questão orçamentária sempre foi um empecilho para a expansão. Ver materializado esse compromisso revigorou a esperança em todos nós de que os esforços não serão medidos para que novos colegas sejam nomeados”, destacou a aprovada.

Defensoria Pública do Piauí busca melhorias no orçamento para 2024

Atualmente, a Defensoria Pública do Piauí mantém uma atuação forte e efetiva em todo o estado, atendendo 32 comarcas incluindo Teresina, permanentemente, e outras 32 através da Diretoria Itinerante. Em 2023, a Instituição trabalhou no limite orçamentário para manter a qualidade do serviço prestado em todo o Estado. Apesar disso, a previsão para 2024 preocupa.

 

Há necessidade de orçamento maior para atender as necessidades da instituição e expandir no próximo ano, já que há aprovados no último concurso, aptos a suprirem a necessidade de instalação de Defensorias em comarcas que hoje não contam com a presença regular da Instituição. O orçamento em 2023 da Defensoria Pública do Piauí ficou, inicialmente, em 113 milhões de reais, com um acréscimo, no decorrer do ano, por suplementações, de R$ 5 milhões. Mesmo com esse incremento, o orçamento executado pela Defensoria em 2023 ficou em 118 milhões, portanto bem inferior aos dos demais componentes do sistema de justiça.

 

Segundo a Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior, a suplementação permitiu que os serviços da instituição sejam desempenhados com mais qualidade. “Em março de 2023, o Governador anunciou uma suplementação de 3 milhões de reais para a Defensoria Pública do Estado. Depois do início da atual gestão, foram feitos vários diálogos com o Governo, que suplementou mais 2 milhões. Então esse orçamento, com a suplementação de 5 milhões, nos permitiu executar o que havia sido planejado para o ano de 2023. Além disso, a Defensoria vem, e isso foi bastante intensificado desde o início do nosso mandato, aprimorando a execução orçamentária, de forma a otimizar os gastos e melhorar a eficiência administrativa”, explicou.

 

A Defensoria Pública do Piauí tem um orçamento bem abaixo dos demais integrantes do sistema de justiça do estado. O presidente da Associação Piauiense das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Piauí, Jeiko Leal, explica que o orçamento precisa acompanhar a crescente demanda da defensoria. “Nós, no sistema de justiça, temos o orçamento de longe mais apertado. O Tribunal de Justiça tem um orçamento, nesse ano, de mais de 840 milhões de reais. O Ministério Público, nesse ano, mais de 270 milhões. A Defensoria com 113 milhões, o que nos deixa numa situação complicada, porque temos que atender a uma demanda crescente, mas como fazer frente a essa crescente expansão, tanto do sistema de segurança pública, como do Tribunal de Justiça, se nós não temos orçamento para acompanhar? É importante lembrar que a Secretaria de Segurança Pública nomeou mais de 1.000 policiais militares esse ano, e o Poder Judiciário nomeou novos juízes também esse ano, esse aumento no efetivo da polícia militar e do judiciário repercute diretamente na demanda de atendimento e atuação da Defensoria Pública. Então, como fazer frente a essa demanda crescente sem orçamento adequado?”, ressalta o presidente da Apidep.

 

BAIXO ORÇAMENTO IMPEDE NOMEAÇÃO DE NOVOS DEFENSORES

Além da questão orçamentária, a Defensoria Pública precisa expandir seu quadro de pessoal. “A Defensoria Pública, que já chegou a 119 membros, hoje tem um número de apenas 112 defensoras e defensores em atividade, portanto muito aquém das demais carreiras do sistema de justiça. Apesar disso, nós atuamos regularmente nas 32 maiores comarcas do Estado, atendendo potencialmente mais de 70% da população do Estado do Piauí, pois estamos em 100% das comarcas de entrância final e na grande maioria das comarcas de entrância intermediária. A maioria da população do Piauí, portanto, já é potencialmente atendida pela Defensoria de maneira regular. Nas outras comarcas, atendemos através da Diretoria Itinerante, que atua em todas as audiências criminais e nos júris, e também através do projeto Itinerante em Ação, que tem um cronograma de atendimentos feitos pela Defensoria Itinerante, junto dessas outras comarcas onde nós não temos sede regular”, reforça a Defensora Pública Geral.

 

Diante da atuação da Defensoria Itinerante em diversas comarcas no interior do estado, existe a necessidade da nomeação de defensores para atender regularmente a necessidade da população do Piauí, notadamente nas 32 comarcas onde a Instituição ainda não possui sede instalada. Carla Yáscar explica que o orçamento limitado é o principal ponto que impede a expansão do corpo de defensores no estado. “Estamos também nos organizando para, à medida que seja possível, fazer novas nomeações de defensoras e defensores. Há 69 aprovados no último certame, aguardando nomeação. Agora é aí que está a nossa principal dificuldade atualmente. Porque a Defensoria Pública encontra-se em um contexto orçamentário difícil, que impossibilita o crescimento efetivo da Instituição. Precisamos acompanhar o crescimento dos demais integrantes do sistema justiça e as demandas decorrentes deste crescimento e da cada vez mais intensa procura dos serviços pela população necessitada. Para isso a Defensoria Pública precisa muito do olhar sensível do Poder Executivo e do Poder Legislativo. É nesse sentido que temos trabalhado, para efetivar o modelo de assistência jurídica integral e gratuita garantido pela Constituição Federal às pessoas hipossuficientes”, explica a defensora pública geral.

 

O presidente da APIDEP, Jeiko Leal, também reforça que, em razão da limitação orçamentária que acarreta na falta de nomeações de novos defensores, impacta diretamente no atendimento à população mais necessitada de nosso estado. “Temos um concurso válido, nós temos como nomear pessoas, nós podemos nomear e devemos, mas precisamos de orçamento que permita essas nomeações. Também por isso precisamos de um aumento no nosso orçamento e de atenção do governo nesse sentido, porque, ao longo dos anos a Defensoria tem sido a Instituição do sistema de justiça menos observada e favorecida em termos de orçamento. Se o governo não olha para isso, nós não podemos atender a uma parcela significativa da população que precisa de um serviço essencial para o exercício da cidadania, que é o acesso à justiça por meio de um Instituição que pode levar a demanda do cidadão às portas do judiciário estadual diante dos juízes de primeiro grau, bem como aos desembargares no Tribunal de Justiça e aos tribunais superiores, seja no Superior Tribunal de Justiça ou no Supremo Tribunal Federal, para fazer valer seu direito. Além do acesso ao judiciário a Defensoria garante o acesso a todo órgão público do estado, caso haja negativa ou dificuldade no atendimento. E tudo isso de forma integral e gratuita”, pontua.

Convocação de Assembleia Geral Extraordinária

A diretoria da Associação Piauiense das Defensoras e Defensores – APIDEP, na pessoa de seu Presidente, Dr. Jeiko Leal Melo Hohmann Britto, CONVOCA as defensoras e defensores públicos associados para a Assembleia Geral Extraordinária – AGE, a ser realizada no Auditório Esperança Garcia, (presencial e por videoconferência), no dia 25 de agosto de 2023 (sexta-feira), às 15h.

Confira abaixo as pautas:

blob:https://web.whatsapp.com/cbb4826d-433b-4565-a5b8-00b01c805df8

Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior, recebe o título de Cidadania Piauiense

A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, nascida em Brejo Santo, no Estado do Ceará, agora é também cidadã piauiense. O título, aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, foi proposto pelo Presidente daquela Casa, Deputado Franzé Silva (PT) e consta no Decreto Legislativo Nº 714. A entrega do título será realizada durante Sessão Solene, em data a ser definida posteriormente.

O proponente do Título, Deputado Franzé Silva (PT), observa que “Carla Yáscar chegou ao Piauí aos 11 anos de idade, vinda do Ceará, onde nasceu. O Piauí a adotou como filha e ela se fez filha de fato do Piauí, construindo, aqui, toda a sua vida, uma longa e exemplar atuação profissional, especialmente como Defensora Pública do nosso Estado, contribuindo, efetivamente, para levar dignidade e cidadania para os mais necessitados, através do acesso à Justiça. Receber a cidadania piauiense de direito é, portanto, uma forma de reconhecermos esse vínculo fraternal, cidadão e afetivo que existe entre Carla e o Piauí”.

A nova cidadã piauiense, Carla Yáscar Belchior, externa a emoção com o título recebido. “Sinto-me extremamente honrada e feliz em receber esse reconhecimento proposto pelo Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Franzé Silva, e aprovado pelos demais parlamentares, e agradeço emocionada a cada um(a). O Piauí, terra hospitaleira e de gente acolhedora, se tornou de fato o meu lar. Aqui finquei minhas raízes, formei minha família e construí minha carreira profissional, na qual amadureço e me realizo como pessoa, ao poder contribuir para a garantia de direitos a tantas pessoas que depositam confiança e esperança no trabalho da Defensoria Pública. Amo esse Estado e sou já há muito tempo uma piauiense de coração. O título que me foi concedido reforça esse sentimento, a responsabilidade, e me impulsiona a cada vez mais dar o melhor de mim para a construção de uma sociedade mais justa”, afirma.

Trajetória:

Carla Yáscar Belchior ingressou na Defensoria Pública do Estado do Piauí em 16 de maio de 2008. Foi Defensora Regional de 2008 a 2020, passando pelas regionais de Água Branca, São Gonçalo do Piauí, Demerval Lobão, Luzilândia, Matias Olímpio, Joaquim Pires, Barras, Campo Maior e União. De 2017 a 2019 acumulou ao trabalho exercido o cargo de coordenadora auxiliar das Defensorias Regionais. Atualmente, é  titular da 11ª Defensoria Pública Criminal de Teresina. Foi Subdefensora Pública Geral do Estado do Piauí nos dois mandatos do então Defensor Público Geral, Erisvaldo Marques dos Reis (2019/2021 e 2021/2023). Atualmente é Defensora Pública Geral, cargo no qual tomou posse em 30 de março de 2023

Além de desempenhar as funções inerentes ao cargo, Carla Yáscar Belchior também coordena com êxito os projetos Defensoras Populares e Força-Tarefa  Defensorial. O primeiro, Defensoras Populares,  destinado à capacitação de lideranças comunitárias femininas, para que se tornem agentes multiplicadores de direitos humanos e direitos das mulheres junto às suas comunidades, contribuindo para estreitar cada vez mais o relacionamento da Instituição com o seu público assistido, tendo sido inclusive tema de Audiência Pública, realizada no último dia 30, na Câmara dos Deputados. O  segundo, Força-Tarefa Defensorial, é realizado junto aos presídios visando dar celeridade aos processos e desafogar o sistema penitenciário do Piauí.

Defensoria Pública do Piauí promove ações para efetivar direitos humanos da população vulnerável

O dia 19 de maio é assegurado no calendário nacional como o Dia da Defensoria Pública

 

A Defensoria Pública é uma instituição criada pela Constituição Federal de 1988 visando garantir o acesso à justiça por parte daqueles que não têm condições financeiras de arcar com os custos de um advogado. Segundo o artigo 134 da Constituição Federal, a Defensoria é uma ‘instituição essencial à função jurisdicional do Estado’ sendo encarregada de proporcionar ‘a orientação jurídica e a defesa, em todos os graus, dos necessitados’ (art. 5º, LXXIV).

 

Desde 2014, com a Emenda Constitucional n.º 80/2014, a Defensoria Pública passou a ter a obrigação de atuar em todas as unidades federativas brasileiras. Além disso, a emenda constitucional 45/2004 garante a autonomia funcional, administrativa e financeira da Defensoria, assegurando que a instituição possa desempenhar suas funções de maneira independente e efetiva.

 

Nesta sexta-feira, 19 de maio, é comemorado o Dia do Defensor Público. No Piauí, a Defensoria Pública tem atuado de forma incansável para proteger os direitos da população, especialmente daqueles que mais precisam.

CAMPANHA NACIONAL

Conforme a Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE, realizada em 2019, aproximadamente 17,2 milhões de brasileiros e brasileiras com dois anos ou mais possuem algum tipo, ou nível de deficiência. Diante desse expressivo número, a atuação dos defensores na defesa dos direitos das pessoas com deficiência é um exemplo crucial do trabalho dos profissionais do Direito na busca pela justiça social e igualdade de direitos.

 

Com o objetivo de evidenciar essa atuação e promover a inclusão, a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) lançou a campanha nacional “Defensoria Pública: em ação pela inclusão”. Essa iniciativa visa destacar o trabalho incansável das defensoras e dos defensores públicos na garantia dos direitos desse grupo social. A campanha iniciou na quinta-feira (04) e se estenderá até o final do ano.

 

Além de proporcionar a assistência para aqueles que não podem arcar com os custos de um representante, a Defensoria alcança uma aproximação singular junto à população. “A Defensoria Pública tem a missão de atender a população vulnerável, como ser a guardiã dos direitos humanos em nível institucional no Brasil. Essa arquitetura constitucional da instituição faz com que ela seja, dentre aquelas que integram o sistema de justiça, a que mais próximo está da população vulnerável, e até miserável, por todo o país”, destaca Jeiko Leal.

 

A Defensoria Pública do Piauí surgiu como Assistência Judiciária do Estado, exercida por advogados de ofício, mas a organização da Defensoria Pública do Estado do Piauí foi instituída, pela Lei Complementar nº 59, no dia 30 de novembro de 2005.

O defensor público tem esse papel e essa missão de olhar essa população, de buscar para essa população a implementação daquilo que é garantido e devido pelo estado. Buscar o que é minimamente devido para uma existência digna”, finaliza o presidente da APIDEP, Jeiko Leal.

Defensoria Pública realizou 15 atendimentos durante primeiro dia do Projeto Cidade Inclusiva

A Defensoria Pública do Estado do Piauí esteve presente, na última quinta-feira  (11), ao primeiro dia de atividades da terceira edição do evento Cidade Inclusiva, promovido no Premem Norte, em Teresina,  pela Secretaria de Estado para a Pessoa com Deficiência (Seid), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede-PI). A Instituição foi novamente representada pela Defensora Pública Sara Maria Araújo Melo, titular do Núcleo de Defesa e Proteção ao Idoso e Defesa da Pessoa com Deficiência.

Durante a participação a Defensoria realizou 15 atendimentos, incluindo nestes uma pessoa com deficiência auditiva. Na ação a Instituição contou com a participação efetiva do estagiário Hugo Deleon da Costa Villar, também do Núcleo de Defesa e Proteção ao Idoso e Defesa da Pessoa com Deficiência. A Defensora Sara Melo também proferiu palestra para os participantes.

O Cidade Inclusiva tem por objetivo facilitar a socialização das informações e o acesso aos serviços prestados pelas redes pública e privada de atenção às pessoas com deficiência e demais parceiros. A iniciativa conta com a participação de estudantes, de diversas entidades ligadas ao segmento das pessoas com deficiência e de profissionais que atuam diretamente na defesa dos direitos dessas pessoas.

O Secretário da Seid, Mauro Eduardo, já destacou em várias oportunidades que se trata de um projeto inovador.  “Esse evento é de fundamental importância. Buscamos mostrar para a sociedade o conceito de uma cidade inclusiva, que queremos para todos, onde as pessoas com deficiência possam ter o direito de ir e vir e, nesse contexto, o Governo do Estado tem um papel fundamental”, afirmou no início da execução do projeto.

A Defensora Pública Sara Melo destaca a relevância do evento. “A Defensoria participou de todas as edições deste evento, através do qual se busca facilitar a socialização de informações e o acesso aos serviços prestados pela rede pública e privada para as pessoas com deficiência,  levando serviços, palestras, apresentações culturais e exposições de trabalhos confeccionados por pessoas com deficiência. A importância dessa ação é não só para levar conhecimento acerca dos direitos das pessoas com deficiência, mas também para reafirmar o compromisso do Piauí pela inclusão das pessoas com deficiência” afirma a Defensora.

O Cidade Inclusiva terá ao todo quatro edições na capital, uma em cada região. A primeira edição foi realizada em dezembro de 2022  e a segunda edição na região Sul de Teresina, com serviços, palestras, apresentações e exposições.

ANADEP lança campanha sobre os direitos das pessoas com deficiência no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em Brasília

No próximo dia 4 de maio, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) será palco do lançamento oficial da Campanha Nacional “DEFENSORIA PÚBLICA: em ação pela inclusão”. A campanha é uma iniciativa da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) e tem por objetivo ressaltar a atuação das defensoras e dos defensores públicos na garantia dos direitos das pessoas com deficiência.
A programação contará com a participação do ministro dos Direitos Humanos, Silvio de Almeida; da secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella; e do presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados, Márcio Jerry (PCdoB-MA).
O ponto alto será a palestra “Inclusão e anticapacitismo: os direitos das pessoas com deficiência e a ocupação dos espaços de poder” que contará com a participação do ativista e influencer, Ivan Baron. Ele falará ao lado de usuários dos serviços da Defensoria Pública e defensores(as) públicos(as) com deficiência.
Sobre a Campanha
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que no Brasil cerca de 17,3 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência – ou seja, pessoas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que, em interação com uma ou mais barreiras, têm sua participação prejudicada na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
De acordo com Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13146/LBI), a Defensoria Pública é uma das Instituições que tem o poder de tomar as medidas necessárias à garantia dos direitos das pessoas com deficiência.
Levantamento interno realizado pela ANADEP mostra que, atualmente, sete estados contam com Núcleo Especializado nesta temática: Minas Gerais, Maranhão, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Essas unidades são responsáveis por prestarem orientação jurídica e a defesa em juízo, em todos os graus, dos cidadãos de baixa renda ou em situações de vulnerabilidades. Quando não há um Núcleo de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência na Defensoria, este atendimento é realizado pelo Núcleo de Direitos Humanos.
Em média, a Defensoria Pública realiza 15 milhões de atendimentos por ano. Destes, ao menos 10% são voltados para os direitos das pessoas com deficiência. Os atendimentos buscam garantir a esses cidadãos uma vida independente e autônoma a partir do acesso à educação, saúde, moradia, trabalho, transporte, cultura, esporte e lazer.
A presidenta da ANADEP, Rivana Ricarte, explica que a campanha “DEFENSORIA PÚBLICA: em ação pela inclusão” é o ponto de partida para a criação nacional da política de acessibilidade da Instituição. Segundo ela, o movimento marcará um plano de médio a longo prazo para que as Associações Afiliadas e as Defensorias Públicas possam se adaptar para criar um ambiente sem barreiras às pessoas com deficiência.
“Não estamos no cenário ideal para atender ao nosso público interno e externo, mas queremos avançar nesta pauta. Nosso objetivo é promover a educação em direitos e servir como instrumento da luta anticapacitista e inclusão das pessoas com deficiência em todos os espaços”, pontua.
A Campanha tem também apoio das Associações Estaduais e do DF, das Defensorias Públicas Estaduais e do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege).
LANÇAMENTO
Informações: 
DATA: 4 de maio (quinta-feira)
HORÁRIO: Às 9h
LOCAL: Auditório do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), localizado no subsolo do Bloco A, na Esplanada dos Ministérios.
FONTE: ANADEP

Defensoria Pública é homenageada pela Assembleia Legislativa do Piauí

Fonte: DPEPI

Com o objetivo de destacar a importância da atuação da Defensoria Pública para a sociedade piauiense na garantia do acesso à Justiça, um direito fundamental de todos, foi realizada na manhã desta segunda-feira (20), no plenário Waldemar Macêdo, na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi), uma Sessão Solene proposta pelo deputado estadual Gil Carlos Modesto Alves, e aprovada pelos demais membros do parlamento. Participaram da Audiência parlamentares, Defensoras e Defensores Públicos, servidoras e servidores, estagiárias e estagiários da Instituição.

 

Proponente da homenagem, o deputado Gil Carlos Modesto abriu a solenidade ressaltando a importância da Defensoria Pública como Instituição indispensável no acesso à Justiça pela população piauiense. “Hoje tivemos a honra de homenagear em sessão solene a Defensoria Pública do Estado do Piauí, e através dessa homenagem estender isso a todos as Defensorias do país, reconhecendo a importância e relevância dessa Instituição para a defesa dos direitos das pessoas, especialmente os mais vulneráveis, os mais carentes. Hoje a Defensoria Pública é fundamental para a consolidação do estado democrático de direito, razão pela qual tive a iniciativa de aqui na Assembleia Legislativa fazer essa homenagem. Parabéns a todos os Defensores Públicos e Defensoras Públicas do estado do Piauí, e todos aqueles que fazem parte da Defensoria Pública. Podem contar com esse poder para a construção de direito cada vez mais presente aos piauienses.”, pontuou.

 

Representando os e servidores e demais membros da Instituição, a Coordenadora de Comunicação da DPE/PI, Ângela Ferry, destacou a relevância do papel desempenhado por aqueles que compõem os quadros da defensoria “[…] na Defensoria Pública cada uma e cada um de nós encontrou campo fértil para exercer a boa prática do serviço público, com dedicação e qualidade, fugindo ao errôneo pensamento que o que é público não precisa ser cuidado. Podemos dizer que na Defensoria somos uma família, e como em uma família temos as nossas diferenças, mas coletivamente possuímos um senso comum de justiça que de nós ninguém irá tirar. Quem assim não pensa jamais poderá estar entre nós!”, disse.

 

Para a Subdefensora Pública Geral do Estado do Piauí e Defensora Pública nomeada para o biênio 2023/2025, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, a solenidade representou um importante ato de reconhecimento ao trabalho exercido pela Defensoria em prol da população hipossuficiente. “É muito importante para nós, enquanto Instituição voltada para a garantia de direitos, receber esse reconhecimento da Assembleia Legislativa a partir dessa proposição do Deputado Gil Carlos. Temos procurado prestar um trabalho resolutivo para as pessoas que nos procuram e também desenvolver ações e projetos que fortalecem a Instituição. Dizer que reconhecimentos como esse só nos estimulam a seguirmos firmes no nosso propósito de garantir o acesso à Justiça a todos e a todas que dela precisam”, afirmou.

 

O Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, ressaltou em seu discurso a importância de ter a Defensoria Pública reconhecida como Instituição essencial na assistência jurídica gratuita à população piauiense, fazendo referência ainda ao trabalho exercido pela Instituição, tanto no atendimento diário, como por meio dos projetos implementados. Erisvaldo Marques agradeceu a homenagem recebida. “É uma grande satisfação para todos nós que fazemos a Defensoria receber esse reconhecimento por parte dos parlamentares que formam a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, a partir de uma proposição do Deputado Gil Carlos. Queremos reafirmar que cada atendimento, cada ação, cada projeto da Defensoria Pública do Estado do Piauí será sempre voltado para aproximar cada vez mais a Instituição da a população. Nosso empenho é trabalhar sempre com o objetivo de que o estado do Piauí continue contando com um serviço resolutivo prestado à população piauiense, especialmente aos mais vulneráveis, que compõem o público-alvo da nossa Instituição”, afirmou.

 

 

Compuseram a Mesa de Honra da Solenidade: o deputado estadual e proponente da Sessão Solene – Gil Carlos Modesto Alves; o Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis; a Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior; a Defensora Pública Verônica Acioly de Vasconcelos, do Núcleo de Defesa da Mulher; a Defensora Pública e Diretora das Defensorias Regionais, Karla Araújo de Andrade Leite; a Defensora Pública e Corregedora-Geral em Exercício, Luciana Moreira Ramos Araújo; a Defensora Pública Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes; o Defensor Público e Presidente da Associação Piauiense das Defensoras e Defensores Públicos (Apidep), Jeiko Leal Melo Hohmann Britto; a Defensora Pública Rosa Viana Formiga, Diretora Social e de Eventos da Apidep; o Ouvidor-Geral da DPE/PI, Djan Moreira e a coordenadora de Comunicação da Defensoria Pública, Ângela Ferry.

PI: “Posse Popular” no Centro da Juventude Santa Cabrini marcou o fim do curso de formação de novas Defensoras e Defensores Públicos

Fonte: ASCOM/DPEPI

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (16), no Centro da Juventude Santa Cabrini (CJSC), instituição localizada na zona Sul de Teresina, e que realiza ações e projetos de cunho social, a primeira “Posse Popular” realizada pela Defensoria Pública do Estado do Piauí. A ação marcou o término do curso de formação dos(as) cinco Defensores(as) Públicos(as) recém-aprovados no IV Concurso de Ingresso na Carreira.
A cerimônia é a primeira do gênero realizada pela Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) e representou um importante momento visando a aproximação da instituição com a população hipossuficiente, nosso público alvo. Na ação foram empossadas as Defensoras Públicas Ana Clara Ribeiro de Sousa Castro; Thaís de Oliveira e Camila Ribeiro Bernardo, e os Defensores Públicos Leonardo Nascimento Bandeira e Daniel Bezerra Lira.
A atividade contou com a presença da Defensora Pública Geral em exercício, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, Karla Araújo de Andrade Leite, Diretora das Defensorias Regionais, Andrea Melo de Carvalho, Diretora da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdepi), Jeiko Leal Melo Hohmann Britto, presidente da Associação Piauiense das Defensoras e Defensores Públicos (Apidep), Djan Moreira, Ouvidor-Geral da DPE/PI, a superintendente de Direitos Humanos da Sasc, Sônia Terra, além de demais membros da instituição, membros da comunidade e representantes da sociedade civil.
Em seu discurso, a Defensora Pública recém empossada Camila Ribeiro Bernardo destacou a importância do momento, ao aproximar os novos membros da DPE/PI dos usuários de seus serviços.
WhatsApp Image 2023-03-16 at 13.03.33 (1)“A posse foi extremamente importante e emocionante. Foi importante para nos aproximar da sociedade e dos movimentos sociais e emocionante porque ela transmitiu o recado sobre a sociedade que nós queremos: horizontal, plural, diversa e justa. Mas não só por isso. A posse também marcou o fim do nosso curso de formação. Foram quase dois meses de convivência e, agora, seguiremos para nossas comarcas. Ficamos muito gratos pela realização do momento e por todo acolhimento que recebemos”, declarou, emocionada, a recém empossada Defensora Pública Camila Bernardo, que irá atuar na Comarca de São Raimundo Nonato, região sul do Estado.
A Defensora Pública Geral em exercício, Carla Yáscar Belchior, enfatizou a relevância da realização da posse popular, ao destacar a importância de levar os atendimentos da Defensoria Pública do Piauí a locais distantes dos grandes centros.
“A posse popular das Defensoras e Defensores foi um momento simbolicamente importante para a Defensoria e para nós que a compomos. O contato direto com a população legitima nossa atuação enquanto Instituição que promove e defende direitos humanos. Agradecemos ao Centro da Juventude Santa Cabrini pela parceria e parabenizamos as novas Defensoras e os novos Defensores, que nos próximos dias seguirão para as Defensorias Regionais de Picos, Simões, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Corrente.”, disse.
Para a Irmã Roseni Teresinha Gonçalves, membra do Centro da Juventude Santa Cabrini, ter a realização de uma posse popular na estrutura do Centro representou importante momento de integração dos novos membros da Defensoria Pública do Piauí com a população. “Para nós do Centro da Juventude Santa Cabrini e toda comunidade da Vila Irmã Dulce e adjacências este momento é de suma importância, porque ter em nossa casa a Defensoria Pública é saber que o compromisso na defesa da Vida, que é nossa missão, é assumida por cada uma e cada um das senhoras e senhores aqui presentes. A garantia de direitos é uma busca constante de todos que fazem parte do CJSC e nossos parceiros aqui nestas comunidades e também é o da defensoria pública […] Reafirmo que o real valor à Defensoria Pública é valorizar a população brasileira, e dizer que o povo tem direito ao acesso à justiça é o mesmo que afirmar que o povo tem direito à Defensoria Pública. Parabéns a todas e todos os novos defensores do Piauí, que Deus os ilumine em sua missão na defesa da vida e do direito à justiça de nosso povo piauiense”, concluiu.
Estiveram presentes ainda a Defensora Pública de Categoria Especial Norma Brandão Lavènre Machado, Irani Albuquerque Brito, Diretora Criminal da DPE/PI, Igo Castelo Branco de Sampaio, do Núcleo de Direitos Humanos e Tutelas Coletivas, Verônica Acioly de Vasconcelos, titular da 2ª Defensoria Pública da Mulher, Elisa Cruz Ramos, titular da 7ª Defensoria Criminal, Patrícia Ferreira Monte, Diretora de Primeiro Atendimento Cível, Germana Melo Bezerra Diogenes Pessoa, Coordenadora Auxiliar da Diretoria Regional e Alynne Patrício, Defensora Pública titular da 8ª